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“Visão do Consumidor Sobre o Mercado de Seguros de Pessoas” é tema de palestra promovida pelo CVG-RS

26.04.2018 - Fonte: Seguro Gaúcho | Daiana Camillo

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O Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG-RS), realizou na manhã de quinta-feira, 26, a 2ª edição do Fórum de Debates, que abordou a “Visão do Consumidor sobre o Mercado de Seguros de Pessoas”, no auditório do SindSeg-RS, em Porto Alegre.. O evento, mediado pelo presidente do CVG, Eder de Oliveira, trouxe a presença da especialista em Radiologia e diagnóstico por imagem, Carlen Luz; do presidente do Procon-RS, Alexandre Appel; e do presidente regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Paulo Ricardo Alaniz. Os convidados apresentaram diversos pontos de vista sobre o mercado de seguro de vida e diferenciais que os corretores devem ter para que o cliente mantenha o contrato.

O presidente do CVG, Eder de Oliveira, falou da importância do evento aos profissionais presentes. “É preciso ouvir o consumidor”, afirmou. Dados trazidos por Eder também mostram que apenas 10% da população brasileira tem Seguro de Vida, uma taxa baixa, comparado com o Seguro Residencial, que é de 17% e do Seguro de Auto, 30%. “É preciso rever nossas prioridades”, afirmou.

A radiologista Carlen Luz falou sobre o processo de contratação. “A venda é uma conquista. Tem que manter o interesse do cliente”, brincou. Para Carlen, o que falta hoje em dia é o acompanhamento, principalmente no pós-venda. Quando pensa em cortar algum contrato de suas despesas, afirma que irá dar prioridade por manter o corretor que se preocupou em informá-la sobre mudanças nas cláusulas, valores, que tirou um tempo para desejar parabéns à sua família, que busca realmente manter um relacionamento com o cliente. Relatou uma experiência vivida recentemente, que ao ser convidada para palestrar no evento, acionou todos os seguros que tinha, mesmo os que ela nem lembrava das cláusulas. Quando ligou para os corretores, a maioria nem soube lhe dizer o que havia em seu contrato ou informações sobre o produto.

Para o presidente do Procon-RS, Alexandre Appel, falta o diálogo entre o segurador e o segurado. “É necessário que haja uma melhor comunicação no mercado”, afirma. O presidente regional do Ibracon, Paulo Ricardo Alaniz, falou sobre a necessidade de se contratar os seguros de vida. “As coisas não acontecem no tempo que a gente espera. Também falta informações. Tem que haver uma divulgação adequada do que o seguro cobre e dos documentos necessários para resgatar os valores em casos de emergência.”

O presidente do SindSeg-RS, Guacir Bueno, falou dos desafios do mercado. “Nossa briga constante é de levar a cultura do seguro para todos os cantos. Tentamos constantemente mudar essa questão da falta de informação”. Carlen Luz enfatizou a necessidade de mostrar aos clientes a importância do Seguro de Vida, sendo ela, da área da Saúde. “É necessário mostrar para o cliente que contratar o seguro é um ato de amor”, lembrando que os benefícios podem trazer tranquilidade financeira em momentos emergenciais aos familiares e garantir um futuro com todas as oportunidades possíveis a eles.

O público interagiu e fez observações sobre a fala dos palestrantes. Mais de 50 pessoas estiveram presentes para prestigiar a iniciativa do CVG-RS.

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