Veja 7 dicas para melhorar suas vendas
15.09.2016 - Fonte: Seguro Gaúcho | Sueli dos Santos
A arte de vender. Sim, arte porque vender não é tirar pedido. Vai muito além. A palestrante Leila Navarro costuma dizer que independente da profissão, "todo mundo é vendedor, não importa a profissão que tenha escolhido seguir". No caso do corretor de seguros, a venda - além de ser técnica - ela é um tipo de consultoria já que seguros é um produto específico, cheio de nuances e o corretor pode orientar o cliente no tipo de seguro que mais se enquadra no que ele precisa. Com base nesse pensamento, descubra quais são as 7 dicas que podem ajudar a você melhorar suas vendas:
- Conhecimento: o corretor precisa saber o que ele está oferecendo. Dessa forma, ele terá mais confiança diante do seu cliente. Autoconfiança é um item importante, pois o segurado precisa sentir que o que está sendo vendido é confiável e quem passa essa confiabilidade é o vendedor.
- Persistência: nunca acredite no primeiro NÃO do cliente. Só depois do terceiro NÃO você pode pensar em desistir. O corretor precisa apresentar argumentos consistentes para provar a importância do que está dizendo. Lembre-se que o primeiro posicionamento do cliente em relação ao que você está falando é de desconfiança
- Identificação: o ideal é você focar seu discurso sob a perspectiva do cliente. Você deve apresentar soluções ao problema que ele expôs pra você. Um boa maneira é criar uma história para ele. Por exemplo, seu cliente acabou de fechar um seguro para o automóvel: "e sua casa? Já está segurada? Você fica tranquilo quando passa alguns dias fora? É sempre desagradável sair e ficar pensando no que pode acontecer quando estamos fora" .
- Relacionamento: cuidar da sua base de clientes é fundamental. Normalmente, 20% dos seus clientes representam 80% do seu faturamento, então em dias difíceis mimos ou brindes podem ser um grande diferencial. Um cartão de aniversário ou uma ligação desejando parabéns, um infomativo sobre um novo produto pode fazer diferença. Faça tudo para manter o seu relacionamento e não perder aquilo que já é seu. Vender para os clientes atuais é muito mais barato do que conquistar novos clientes no mercado.
- Tecnologia: use para melhorar os processos de vendas e atendimento. Assim você ganha agilidade e melhora sua produtividade.
- Amplie e melhore os canais de vendas: não se limite, quanto mais multicanal for a estratégia de vendas, melhor, quanto mais formas de contatos seus clientes tiverem, maiores serão as chances de eles comprarem: telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, site etc. não despreze essas possibilidade que hoje fazem parte do dia a dia da maior parte das pessoas.
- Networking: sim. É importante (e muito) para o corretor de seguros. Participar de eventos, estar bem informado, saber o que acontece no mercado. Tudo isso pode fazer a diferença para você ampliar suas vendas.