União entre mulheres faz a diferença no Mercado de Seguros
28.03.2023 - Fonte: CQCS
Até pouco tempo atrás, o mercado segurador era um reduto predominantemente masculino. Embora a participação feminina venha aumentando, nos cargos de liderança elas ainda estão sub representadas. Durante o 12º Encontro Estadual Feminino e Corretoras de Seguros, representantes de três companhias compartilharam suas histórias e sua percepção sobre a participação da mulher no mercado de seguros.
Um ponto em comum entre as mulheres que trabalham com seguros é que quase todas começaram neste negócio por acaso. Daniele Dummer, da Liberty, começou como office boy, há 27 anos. Se dedicando sempre ao máximo em tudo que fazia, não demorou para surgir oportunidade na área comercial. Em 2014, foi a vez de assumir o desafio de gerir a filial de Santa Cruz e, em 2022, a região de Pelotas. “Tenho um time essencial e corretores muito parceiros que tornam a terceira maior filial da região sul”, destacou. Ela ressaltou que na companhia, 59% do grupo de funcionários é do gênero feminino e 45% do quadro de líderes também, uma média acima do mercado. “Isso nos enche de orgulho porque conseguimos desenvolver nossa carreira dentro da companhia e vendo que isso é possível”, afirmou.
Para Patrícia Alvarez, da HDI, a oportunidade de trabalhar com seguros surgiu logo no início da faculdade através de uma consultoria que atendia uma seguradora. Sempre muito curiosa, Patrícia buscou entender mais sobre a terminologia do mercado e estudar mercado financeiro. Depois de 14 anos na consultoria, foi convidada para ingressar numa seguradora e atuar do lado de dentro do mercado de seguros. “Tive uma experiência completa, pois pude circular por diversas áreas. Há dois meses, entrei para o time da HDI e estou podendo vivenciar o quanto a companhia está se transformado cada vez mais no que diz respeito à diversidade, acreditando na força da mulher”, salientou.
Investir em projetos que foquem em fortalecer e qualificar as mulheres que já fazem parte das empresas tem sido fundamental para que as empresas tenham cada vez mais participação feminina. “Quando a gente se coloca para uma vaga, o homem se sente preparado possuindo 60% dos requisitos, já a mulher acha que precisa muito mais. Além do projeto para lideranças femininas, temos outro para as que ainda não são líderes, mas que querem ser ou tem perfil para ser. Isso faz toda a diferença”, afirmou Patrícia.
Neiva Furtado de Almeida, da Bradesco Seguros, acredita que é uma questão de tempo para que as mulheres logo sejam tão numerosas quanto os homens na participação no mercado segurador. “É fundamental mudar a forma de pensar de outras mulheres para que juntas a gente consiga ter mais equidade”, disse. Ela atuou no comercial por 15 anos até receber o convite para ser responsável por desenvolver produtos e canais de distribuição da vertical que cuida de vida, previdência e prestamista. Leila aproveitou a oportunidade para destacar a importância da atuação das corretoras. “A gente muda a vida de famílias e de seres humanos todos os dias e esse trabalho é para pouca gente. Nem todo mundo consegue ver a grandeza disso. Mais que um trabalho é um ato social, de amor, de responsabilidade com o país que vivemos”, concluiu.