Suellen Farias: feliz, satisfeita e agradecida por ter presidido o Clube da Pedrinha do RS
12.05.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Por dois anos a advogada Suellen Castro da Silva Farias adicionou à sua intensa rotina de trabalho a presidência do Clube da Pedrinha do RS. Suellen é sócia do escritório C.Josias & Ferrer Advogados Associados. Mas na noite de 09 de maio de 2022, ela passou o “bastão” da Confraria para sua sucessora, Daniela Zimmer. Muito além de um ato simbólico e protocolar, Suellen acumulou vivências e experiências obtidas em duas gestões na condução da Entidade que marcaram sua vida pessoal e profissional.
Logo ao assumir o Clube da Pedrinha em 2020 ela deparou-se com uma pandemia, algo que nem os maiores e mais experientes gestores do mundo tinham vivenciado. Dúvidas, incertezas e um isolamento social forçado, mas necessário, fizeram parte do dia a dia da então nova presidente. As reuniões on line permitiram que Suellen e os demais integrantes da diretoria pudessem interagir e dar continuidade ao seu trabalho. Diálogos, debates e a busca por soluções para a nova realidade fizeram parte da rotina dos “pedrinhas” que conduziam a Confraria. E foi nesse momento inicial que ela percebeu que poderia contar com um apoio ainda mais intenso dos demais associados: “comandar a Entidade durante a pandemia foi um desafio muito grande que eu só consegui enfrentar com a ajuda que tive de cada um dos diretores”.
Dedicação e emoção foram características que marcaram sua atuação como presidente. E o Seguro Gaúcho (SG) realizou uma entrevista exclusiva com Suellen sobre sua gestão. Confira a seguir.
SG - O que o Clube da Pedrinha representa pra ti?
Suellen Farias - União, amizade e solidariedade, são as primeiras palavras que me vem em mente quando eu penso em Clube. Ele que foi fundado com o objetivo de manter o congraçamento e integração dos executivos do mercado hoje, na minha opinião, transcende a sua razão inicial, sendo atualmente uma confraria de amigos que acima de tudo demonstra a solidariedade de um mercado segurador como um todo.
SG - Quais foram os maiores desafios que tu enfrentou em tua gestão na presidência?
Suellen Farias - Sem sombra de dúvidas foi a pandemia decorrente do Covid-19. Mas ao mesmo tempo eu penso que foi uma oportunidade de darmos uma nova identidade para a Entidade. Modernizamos, ampliamos as formas de encontro e acabamos fazendo parte das famílias dos “pedrinhas” com os mimos ao longo dos 14 meses de encontros virtuais.
SG - Que balanço tu podes fazer de dois anos na presidência da Entidade?
Suellen Farias - Olha… eu acho que deu certo! Tive a felicidade de ter um time lindo ao meu lado, guerreiro, unido, cheio de vontade e criatividade. Quanta sorte a minha!
SG - Quando tu olhas pra trás e relembra todo o caminho percorrido em tua gestão como presidente qual é teu sentimento?
Suellen Farias - Gratidão! Eu ganhei amigos verdadeiros e a confiança de pessoas que eu mal conhecia…. Também amadureci, me tornei mais humana e empática. Fácil não foi! Foram vários desafios, ideias frustradas por conta do distanciamento social e ao mesmo tempo muita dedicação, apoio… Sabia que até os mimos muitas vezes eu montei? Lembra do segundo mimo, o balde de pipoca com quentão? Eu colei todos os rótulos e enchi garrafinha por garrafinha. Foi lindo!
SG - Qual foi o significado das ações sociais? Que legado esse tipo de atividade deixou para o Clube?
Suellen Farias - Esse pra mim foi o maior legado do ano pelo Clube da Pedrinha, fruto do projeto idealizado pelo querido diretor José Pedro Vianna, em que todos uniram às mãos para que ele se realizasse. Foram mais de 12 ações sociais realizadas onde alcançamos bibliotecas, alimentos, eletrodomésticos, valores para obras, materiais escolares, brinquedos a diversas ONGs e comunidades carentes.
Eu sempre serei grata ao José Pedro por ter me oportunizado viver estes momentos e entregas… fruto delas eu certamente sou muito mais humana ...
SG - Tanto em nível pessoal, como profissional que aprendizados tu obteve com a presidência do Clube?
Suellen Farias - Sabe, um dos meus melhores amigos (diretor comigo inclusive, o Lorenzo) me dizia, quando eu achava que não daria certo, que: “não há nada que tu queiras que tu não consigas, Suka.” Esse foi meu maior aprendizado. Ver tudo dar certo era algo que eu queria muito! Eu queria voar! E eu tive várias mãos ao meu lado que me ensinaram que sim, um sonho que se sonha junto se torna uma realidade.
SG - Que legado tu espera deixar para tua sucessora, Daniela Zimmer?
Suellen Farias - Que ela voe! Que mantenha o brilho no olhar, a leveza e doçura dela e que faça com que a gestão tenha a cara dela! Sonhos são feitos para ser realizados, ainda que não sejam algumas vezes no formato que desejamos e que tropeços jamais podem nos derrubar. Vai acontecer! Não vamos nunca agradar a todos. E está tudo bem! Basta dar o seu melhor que a cabeça dorme em paz….