Sindseg SC promove primeiro Almoço do Mercado Segurador Catarinense
18.05.2023 - Fonte: Seguro Catarinense
O evento aconteceu em Blumenau e contou com a presença de quase 150 profissionais do mercado segurador.
Na última terça-feira, dia 16, ocorreu a primeira edição do 'Almoço do Mercado Segurador Catarinense' promovido pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização, o Sindseg SC. Em uma tarde especialmente agradável, a ação contou com a presença de quase 150 convidados, entre seguradores e corretores de seguros, além de autoridades, na casa de eventos Moinho do Vale, em Blumenau.
Com o apoio das seguradoras associadas que integram o quadro associativo da entidade responsável pelo evento, o momento histórico contou com almoço e palestra, e escreveu mais um capítulo rumo aos 100 anos do Sindseg que completará a marca em 2024.
Atuante no mercado segurador há 28 anos, João Fazio Amato Neto, presidente do Sindseg, reforça que essa é mais uma iniciativa do sindicato com o objetivo de fortalecer o mercado da região. "Santa Catarina merece esse encontro e nossos esforços para alavancar o nosso mercado, e prova disso foi a presença significativa dos profissionais que prestigiaram o evento, que além de formadores de opinião são multiplicadores do bem. Seguindo juntos estaremos sempre prontos para somar com a história do nosso estado" contou o presidente.
Para contribuir com o objetivo do evento, o presidente do conselho diretor da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dr. Roberto Santos, foi convidado para palestrar sobre o cenário atual do mercado. Entre suas colocações, o palestrante falou que o objetivo para 2030 é corresponder a mais de 10% do PIB brasileiro em arrecadação de seguros.
"Atualmente o mercado de seguros contribui cerca de 6% para o PIB do nosso país e nosso objetivo é crescer essa marca para a casa dos 10% até 2030. Para isso, precisamos focar na arrecadação de seguros que é convertida, por exemplo, nas indenizações, valores apostados em sorteios e resgates de previdência; afinal é desta forma que o mercado de seguros contribui para a economia brasileira. Para isso, a minha dica é que todos os profissionais tomem conhecimento do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, o PDMS" explicou Santos.
Em sua palestra Roberto explicou que o PDMS é estruturado em quatro pilares, definidos como: imagem do seguro, produtos, regulação e distribuição. Juntos eles somam 64 iniciativas que visam levar os serviços de seguro para uma fatia maior da população.
Entre as autoridades presentes esteve também Afonso Luiz Coelho Filho, presidente do Sindicato de Corretores do Estado de Santa Catarina, o Sincor-SC, que parabenizou a iniciativa e aproveitou para fazer um convite aos corretores. "São encontros como este que fortalecem a nossa classe no país inteiro. Pensando nisso, o Sincor-SC também segue um calendário anual de eventos. Nesta sexta-feira, dia 19, por exemplo, teremos o primeiro encontro dos corretores do Oeste Catarinense pós-pandemia, na cidade de Chapecó, e em junho estaremos em Blumenau. Assim como o Sindseg, trabalhamos para unir a nossa categoria e crescer cada vez mais".