Sincor RS realiza tarde de qualificação para os corretores em Santa Maria
05.09.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Com o propósito de qualificar e atualizar os corretores profissionais de seguros, o Sincor RS segue promovendo seminários pelo Rio Grande do Sul. E o evento mais recente aconteceu na tarde do dia 1º de setembro, no auditório do Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria.
Na abertura do seminário, o delegado da região de Santa Maria, Valter Coelho, demonstrou toda sua gratidão com a presença dos participantes, bem como agradeceu a Deus pela oportunidade de realizar novamente uma atividade presencial. “Para nós que atuamos no interior de Rio Grande do Sul a interação e contato físico são muito importantes, ainda mais depois de um longo período de isolamento causado pela pandemia”, afirmou Valter.
Já o presidente do Sincor RS, André Thozeski, ressaltou a importância da categoria no contexto do setor de seguros, relembrando que corretores e securitários não pararam de atuar durante a pandemia: “nosso setor cresceu mesmo quando os demais segmentos da economia apresentaram perdas, por isso precisamos registrar nosso orgulho. Nosso mercado provou mais uma vez sua grande importância. Somos responsáveis por mais de 86% da distribuição de seguros no Brasil. Parabéns a todos nós que ao desempenhar nosso papel, protegemos famílias e as responsabilidades e os patrimônios”, disse Thozeski.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas atividades dos corretores de seguros foi o tema da primeira palestra da tarde. Explanaram sobre o assunto os advogados Luiz Paulo Germano e Íris Russowsky. Germano argumentou que o processo de implementação da LGPD busca a austeridade dos corretores, constituindo-se em um diferencial de mercado que agrega e valoriza o trabalho do profissional. “A principal função da Lei Geral de Proteção de Dados é tutelar a privacidade das pessoas, pois os dados pessoais são a nossa representação. Essa lei é didática e estabelece premissas no sentido de que é possível e obrigatório se adequar”, observou o advogado.
De acordo com Germano, a elaboração de um processo de adequação das diretrizes da LGPD de uma corretora de seguros passa por três pilares: “aplicação de medidas técnicas, administrativas e capacitação de pessoal”.
Ao discorrer sobre as consequências da não adequação à LGPD, a advogada Íris Russowsky informou que existem multas administrativas que poderão ser extremamente onerosas. “Sabemos que algumas multas apresentam valores tão elevados que poderão inviabilizar os negócios e encerrar as atividades de uma empresa. Por isso, é muito importante que seja evitada esse tipo de penalização por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, enfatizou Íris. “Quando falamos de dados pessoais, vazamentos e incidentes de uma forma geral, nossa reputação pode ser afetada”, complementou a advogada.
O superintendente de produtos e resseguros da HDI, Alexandre Mandaji, apresentou novas oportunidades de negócios destacando o produto Affinity e canais alternativos. Ao explanar a respeito do direcionamento dos seguros da Companhia, o que pode ser ofertado e onde a Seguradora pode atuar, Mandaji mostrou os tipos de necessidades, perfis e públicos dos produtos da HDI, como a Seguradora pode atuar junto com os corretores no trabalho de prospecção e quais são as soluções que a empresa está construindo. “Abrangemos todos os tipos de necessidades e perfis, de acordo com estilo ou fase da vida. Diversos públicos, conforme renda ou classe social. E o enfoque está voltado para os canais de vendas que incluem bancos, associações, cooperativas e varejistas são algumas das possibilidades de negócios em que os corretores poderão atuar”, informou o executivo da HDI.
Já o superintendente comercial da Bradesco Seguros de Santa Maria e Passo Fundo, Andrei Pires, destacou a importância do seguro saúde para a sociedade. O executivo parabenizou todos os profissionais que atuam no setor, pois foram eles os responsáveis por manter a economia erguida durante os dois anos da pandemia: “os valores que o seguro devolveu para a sociedade constituíram-se em um alicerce para todos. É preciso destacar a relevância das seguradoras e dos corretores no contexto sócio-econômico atual”.
Ao falar especificamente sobre seguro saúde, Pires apresentou dados que demonstraram o quanto as empresas de saúde suplementar tiveram papel importante na pandemia. “No primeiro trimestre de 2021, que foi o período de maior utilização de hospitais e UTIs por ter sido o pico da pandemia, as operadoras de plano de saúde devolveram a cada dois dias R$ 1 bilhão, através de atendimentos em hospitais, consultas, exames e todo o suporte desse mercado que hoje atende a uma fatia muito grande de segurados em todo o Brasil”, explicou Pires.
Para o regional sul mercado da Icatu, Leonardo Neustadt, a cultura da inovação é o grande foco da Seguradora. Com 23 anos de atuação no segmento, Neustadt destacou o papel do corretor de seguros durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19. “Nos dois anos de pandemia testemunhei uma atuação muito forte dos profissionais de corretagem de nosso segmento. Isto foi determinante para cuidar das pessoas e levar proteção a elas. Chegou a ser emocionante ver sua atuação contínua. Parabenizo a todos, pois são vocês que levam ao público em geral”, destacou o executivo da Icatu.
Ao falar a respeito de novas oportunidades, Neustadt relacionou o assunto a cultura da inovação: “quase tudo que debatemos têm como pano de fundo a cultura da inovação”. Ele argumentou que a pandemia provocou uma mudança na mentalidade, na medida em que o seguro vida passou a ser encarado de forma diferente, já que foi possível compreender a importância do produto para as pessoas. O palestrante ainda fez comentários sobre aspectos comerciais questionando se o setor vende produto ou propósito, além de afirmar que a inovação não precisa ser disruptiva.
O Gerente da Sucursal RS da Porto, Edgar Anuseck, falou sobre cenários e oportunidades na visão da Seguradora, ressaltando inicialmente que a essência da Companhia é ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e os seus sonhos. O executivo apresentou três verticais de negócios da empresa: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. “A Porto quer ser vista como uma seguradora que está presente durante a jornada de vida das pessoas com produtos adequados para cada etapa. Esse é nosso conceito principal. Têm hora que o cliente necessitará de um consórcio, já em outro momento ele vai precisar de um financiamento e em outro momento ainda optará por um seguro de vida”, exemplificou Anuseck.
Ao palestrar sobre o cenário atual, os desafios e o futuro do serviço assistência 24 horas, o gerente comercial da Delta Global, Silvio Formiga, fez um resgate histórico sobre a trajetória da empresa, relembrando as diversas etapas que constituíram a jornada da Delta. A Delta Global tornou-se uma das maiores empresas independentes de serviços de assistência 24 horas da América Latina. “Temos 500 mil veículos na base, 5 mil prestadores e 2 mil distribuidores/corretores no Brasil e em média 10 mil ocorrências atendidas por mês e isso transforma a empresa no maior ecossistema de frotas da América Latina”, informou o executivo.
Sílvio Formiga apresentou as verticais de negócios da Delta, com o segmento de serviços composto de Assistência 24 Horas, manutenção, monitoramento: “entretanto, a empresa também é constituída pela parte de gestão de frotas, rastreamento, telemetria e segurança. Temos ainda a parte de software, big data e informações para as seguradoras, torre de controle e a área de serviços financeiros”.
Quando falou sobre o diferencial da empresa, o gerente comercial comentou que a Delta surgiu em 2015 com uma proposta que prioriza a proximidade com o corretor de seguros, pois é ele que está presente no dia a dia do segurado: “desde nossa fundação sempre procuramos escutar muito as necessidades do corretor. Abrimos cada vez mais o canal de comercialização e acompanhamento do dia a dia de seu cliente frotista e esse é o ponto principal, pois conseguimos levar informações ao nosso frotista auxiliando-o na gestão diária de seu negócio”.
A responsabilidade civil do corretor de seguros foi o tema da última palestra do evento que foi proferida pelo advogado Aurio Oliveira. Ele explanou a respeito dos marcos normativos aplicáveis, os conceitos principais e a análise prática perante os tribunais. O palestrante argumentou que a temática é de grande repercussão nas atividades empresariais dos corretores e que a responsabilidade civil está presente em todas as áreas profissionais e atividades comerciais, sendo um dos temas mais contundentes da esfera do Direito.
Diante de abrangência do tema, o advogado conceituou o que é responsabilidade civil. “Consiste em uma obrigação de indenizar os danos que qualquer pessoa possa causar por uma conduta ilícita que venha a ser praticado”, afirmou. Aurio Oliveira disse que é muito importante que todo o corretor de seguros contrate uma apólice de Responsabilidade Civil Profissional: “para evitar que ele sofra algum dano ou diminuição em seu patrimônio”.
O evento teve o patrocínio de Bradesco Seguros, Delta Global, HDI Seguros, Icatu, Porto, Infocap, Banco de Sangue Virtual e AD2L - Compliance e Proteção de Dados, LGSX Assessoria em Seguros, KJM e COFE, Infocap, e Sesc Fecomercio Senac. Os debates e as capacitações terão continuidade no próximo Seminário de Seguros do Sincor RS, que acontecerá dia 07 de outubro na cidade de Pelotas (RS).
Acesse aqui as fotos do Seminário de Seguros do Sincor RS em Santa Maria (RS).