Seguro Pay Per Use cresce como excelente opção de ultra personalização de serviços e economia para os segurados
24.02.2023 - Fonte: Insurtalks
Apesar de ser um assunto em voga nos últimos anos, a personalização de produtos e serviços não é uma estratégia nova de empreendedorismo nem tampouco um modismo passageiro. A personalização é uma forma antiga e eficaz de atrair novos consumidores e fidelizar os atuais. Na Era da virtualidade, é também responsável por reforçar a presença online da marca e o engajamento do cliente.
Adaptação à real necessidade do cliente
Um exemplo antigo desse tipo de estratégia que, na época em que foi posta em prática, mudou paradigmas e rompeu costumes para acompanhar a necessidade do cliente, foi a invenção do restaurante a quilo, o famoso “Self Service”. A ideia de servir refeições a peso para cobrar a exata quantidade de comida que os clientes consomem surgiu em 1984, aqui no Brasil. O empresário mineiro que teve a ideia, Fred Mata Machado, explicou que idealizou esse modelo porque naquela época, o hábito de almoçar em casa já não era possível para uma grande parcela da população, que trabalhava fora. E, assim, para atender à demanda crescente do almoço fora de casa, pensou em criar um “sistema mais prático e mais acessível, que atendesse também às famílias”. Com isso, introduziu o serviço de comida a quilo em Belo Horizonte – e no país.
Personalização mudou o comportamento dos brasileiros
De acordo com o crítico gastronômico mineiro Rusty Marcellini, que também é apresentador do canal GNT, da TV paga, a criação do self-service a quilo em Belo Horizonte provocou uma verdadeira revolução no comportamento dos mineiros e mesmo dos brasileiros. “Antes disso, as pessoas que trabalhavam fora iam almoçar em casa, era um costume. A invenção da comida a quilo foi o primeiro passo para popularizar o hábito que temos hoje de comer fora de casa”, comenta o especialista.
O que isso tem a ver com seguros?
Sabendo que a personalização tem o objetivo de adaptar o produto ou serviço à real necessidade do cliente e que há exemplos, como o que foi dado acima, de adequações tão bem feitas que chegaram a ultrapassar o propósito inicial e ofereceram mudanças sociais e econômicas, a indústria seguradora também tem sua parcela de contribuição – tanto social quanto econômica– dentro da sua esfera de atuação. Isso porque, assim como o restaurante Self Service, a modalidade de Seguro Pay Per Use está crescendo como uma excelente opção para os clientes que querem um seguro ultra personalizado que caiba no seu bolso.
Pay Per Use pode gerar uma economia de 69%
O seguro Pay Per Use (ou Seguro baseado no uso, como também é chamado) cresceu exponencialmente durante a pandemia. Segundo dados da insurtech Thinkseg as vendas do Pay Per Use aumentaram 250%, de 2019 para 2020. Com o Pay Per Use, o segurado consegue preços mais acessíveis para o seguro auto e pode economizar 69% na contratação ou até mais. Além disso, esse tipo de seguro é responsável por várias Companhias de seguros em muitos países estarem lucrando ao oferecer apólices baseadas no uso, ao mesmo tempo em que os clientes economizam.
Adoção da modalidade cresce à medida que os motoristas procuram economizar
De acordo com dados da TEx, o preço do seguro Auto cresceu mais de 20% em 2022. Com esse cenário de aumento de preços, os motoristas estão buscando alternativas para economizar. Segundo pesquisa, cerca de dois terços dos motoristas norte-americanos disseram que o custo de possuir um carro os obrigou a cortar gastos em outras áreas em 2022. Um quarto disse que cortou nas compras, enquanto quase um terço gastou menos nas férias da família. O conceito do Seguro baseado em uso é pautado na criação de prêmios mais personalizados e justos, no qual o comportamento real de direção é pontuado e aplicado ao motorista individual.
Benefício para seguradoras, segurados e sociedade
O Pay Per Use é bom para as seguradoras porque atrai melhores motoristas, monitora comportamentos específicos de direção e recompensa os melhores motoristas e, ainda, colabora para que o trânsito fique mais seguro. O benefício para os motoristas é que aqueles dispostos a compartilhar suas informações e se qualificar como motoristas seguros podem pagar menos. Além disso, outros benefícios incluem um elemento de treinamento do motorista junto com outros recursos de segurança, como serviço na estrada e detecção de colisão.
Dessa forma, o Seguro Pay Per Use se torna uma excelente opção de serviço ultra personalizado e econômico para os consumidores de seguro que estão em busca de reduzir gastos financeiros sem abrir mão de gerenciar eventuais perdas acidentais que o seguro Auto pode cobrir.