Seguro Florestal ajuda na recuperação de áreas atingidas pelo fogo
03.07.2024 - Fonte: Notícias do Seguro
O Pantanal enfrenta atualmente um dos maiores incêndios florestais de sua história, com 3.262 focos de calor registrados entre 1º de janeiro e 24 de junho, segundo dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
É o maior número desde 1988, quando começou a série histórica. Esses incêndios destroem a fauna e flora local, com graves danos ao ecossistema e à economia da região
Impacto econômico das queimadas no Brasil
No Brasil, apenas em 2020, as queimadas tiveram um aumento de 12,7%, atingindo principalmente as plantações de eucaliptos, mas também de pinus, seringueira e outras espécies com finalidades comerciais. Esse aumento nas queimadas representa uma ameaça significativa para a economia regional e nacional.
Solução: Seguro Florestal
O seguro, apesar de, evidentemente, não conseguir dar conta de tudo, pode, ao menos, garantir a recomposição das perdas financeiras das florestas que seriam utilizadas na indústria madeireira, por meio do “Seguro Florestal”.
O que é o Seguro Florestal?
O Seguro Florestal é uma modalidade do Seguro Rural que fornece as condições necessárias para o replantio e a recuperação de áreas que foram afetadas por catástrofes naturais ou acidentais. Ele garante a indenização no caso de perdas das florestas que seriam utilizadas na produção de madeira.
Importância do Seguro Florestal
Apesar de o Seguro Florestal representar uma ferramenta essencial para a recuperação econômica das áreas afetadas e para a manutenção da indústria madeireira, a proteção efetiva dos biomas brasileiros depende também de políticas públicas robustas e da conscientização de toda a sociedade. Essas ações são essenciais para garantir que as gerações futuras possam desfrutar de suas belezas e riquezas naturais.