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Seguradoras caminham para pagamentos de sinistros em tempo real

26.09.2022 - Fonte: Valor Econômico

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Solução depende de existir no país uma infraestrutura de transferência de valores em tempo real, como o Pix no Brasil, avaliam especialistas

Uma das principais demandas de consumidores de seguros, os pagamentos instantâneos de sinistros caminham para se tornar uma realidade no mundo. No entanto, isso depende de existir no país uma infraestrutura de transferência de valores em tempo real, como o Pix no Brasil, traz o Valor Econômico.

Nos EUA, os pagamentos são feitos por meio das redes de cartões de crédito e pela própria infraestrutura das instituições financeiras, além da possibilidade de o cliente escolher plataformas digitais como PayPal e Venmo, conforme explicou o CEO da insurtech de pagamentos One Inc., Ian Drysdale, durante painel sobre pagamentos no InsurTech Connect (ITC), em Las Vegas, nesta quarta-feira (21). O especialista também mencionou o futuro FedNow, que será a versão americana do Pix brasileiro.

No mesmo evento, o sócio e diretor-executivo de parcerias da área de pagamentos do J.P. Morgan, Ray Nazloomian, afirmou que “cerca de 70% dos clientes de seguradoras mudariam de marca se pudessem ter uma experiência digital mais rápida no recebimento de indenizações”. Segundo o especialista, a possibilidade de realizar pagamentos em tempo real existe tanto para as insurtechs quanto para seguradoras incumbentes.

A experiência da seguradora Liberty mostra ser importante oferecer opções ao cliente sobre a forma como ele quer receber o valor.

O CEO da One Inc. acrescentou que as seguradoras vivem no mesmo mundo que as companhias digitais de várias indústrias. “Então os consumidores querem experiências que sejam como aquelas que eles têm com a Netflix ou a Amazon”, disse. “Isso significa ser capaz de trabalhar nesse mundo”, complementou.

Parte dessa experiência, avaliou Drysdale, é a oferta de pagamentos multicanais. “Globalmente há uma guinada em direção a sistemas de pagamentos em tempo real. O seguro tem de ser capaz de pagar sinistro em menos de 24 horas e mesmo em minutos.”

Segundo ele, esse tipo de solução envolve a possibilidade de o cliente escolher como e onde quer receber o dinheiro. “As seguradoras precisam ser capazes de enviar a indenização para uma conta com cartão de débito, mas também para cartões de crédito ou carteiras digitais”, afirmou.

De acordo com Nazloomian, do J.P.Morgan, mesmo as companhias com sistemas legados muito antigos conseguem implementar soluções de pagamentos instantâneos. “As empresas só precisam de APIs [protocolos para conexão de aplicações e sistemas]”, apontou. “Bancos e empresas de pagamentos têm focado bastante nos últimos anos em desenvolver um ecossistema de APIs e é realmente importante fazer essas plataformas de fácil conexão, seja para insurtechs ou grandes seguradoras.”

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