Seguradora MetLife registra crescimento de 85% no Canal Parcerias até maio
03.08.2023 - Fonte: Sonho Seguro
O objetivo é crescer 50% em prêmios em 2023, tendo o seguro de vida como uma das principais soluções e ferramentas para a proteção e o planejamento financeiro das pessoas conta o vice-presidente de parcerias, Marcelo Tomei
A MetLife registrou crescimento de 85% nas vendas de janeiro a maio deste ano no canal parcerias, conta Marcelo Tomei, vice-presidente comercial da Metlife, uma das maiores seguradoras de vida do mundo e também do Brasil, em entrevista ao podcast e canal do Youtube do Sonho Seguro. O objetivo é crescer 50% em prêmios em 2023, tendo o seguro de vida como uma das principais soluções e ferramentas para a proteção e o planejamento financeiro das pessoas.
Ouça abaixo o podcast #22 disponível no Spotify, Apple Podcast e Deezer, ou assista o vídeo no canal do Youtube e saiba mais. Se gostar, compartilhe com os amigos.
Conte um pouco sobre a MetLife e o momento da seguradora no Brasil.
A MetLife celebrou em março 155 anos de história como uma das principais companhias de seguros do mundo, estamos em mais de 40 países e ocupamos posições de liderança nos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Oriente Médio. Hoje são mais de 100 milhões de clientes e 48 mil colaboradores ao redor do mundo. No Brasil estamos completando 24 anos e vivemos um momento muito especial como companhia, comemoramos um crescimento expressivo do negócio e nós temos sido reconhecidos pelo mercado devido a qualidade dos nossos produtos, serviços e soluções.
E quais os resultados obtidos até agora?
Falando sobre os resultados em 2022 tivemos um crescimento de 44%, os prêmios superaram R$ 1,7 bilhão. E o ano de 2023 também iniciou com um ritmo forte, os prêmios até maio atingiram R$ 865 milhões, um crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. Temos crescido na MetLife de forma consistente, e nos últimos 2 anos, crescemos três vezes acima da média do mercado, o que nos orgulha e é motivo de comemoração.
E no canal parcerias?
Neste cenário, o Canal Parcerias tem se destacado e é parte relevante desta estratégia de crescimento da MetLife no Brasil, tendo como foco a distribuição dos nossos produtos e soluções através de Bancos, Plataformas de Investimentos, Redes de Varejo, Veículos e Fintech’s. Em 2022, o canal Parcerias atingiu um crescimento importante das vendas, 110% em relação ao ano anterior, e em 2023, até o mês de maio, mantivemos uma forte expansão com um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2022. E o Seguro de Vida tem sido um dos nossos maiores destaques.
A que se deve este crescimento?
As pessoas estão mais conscientes e entendem a importância de estar preparadas para o presente e para o futuro. Proteger, cuidar daqueles que amamos e planejar o futuro se tornou algo essencial e urgente. Neste cenário o seguro de vida e, de forma mais ampla, os seguros de pessoas, têm um papel fundamental. Por isso, nós temos trabalhado continuamente na MetLife para a cada dia nos adequarmos melhor às necessidades dos nossos clientes e parceiros, ampliarmos o valor dos nossos produtos, tornando estes produtos mais acessíveis e oferecendo soluções simples, intuitivas e que possam ser customizadas ao momento de vida das pessoas.
O que mais tem influenciado o bom resultado?
Um fator importante é que as pessoas realmente passaram a se preocupar mais com a saúde, com a segurança, a proteção financeira e o futuro delas e das famílias. As pessoas estão mais preocupadas com os riscos e imprevistos que podem acontecer com qualquer um de nós no dia a dia, e para isso temos diversas coberturas e proteções para as pessoas em vida. Tivemos um crescimento importante da contratação destas coberturas como Doenças Graves, Internação Hospitalar, Invalidez para os casos de acidente e Proteção de Renda por Incapacidade Temporária.
Qual o mix de coberturas contratadas?
Atualmente mais de 66% dos seguros de vida são contratados com estas coberturas. Os maiores destaques são a Invalidez em 58% dos casos, Funeral com 39% e Doenças Graves em 34% dos seguros. Outra mudança é a maior preocupação com a sucessão das famílias e das empresas, uma transformação na forma de agir e de pensar das pessoas, ultrapassando até mesmo algumas barreiras que sempre fizeram parte da nossa cultura. Isso se reflete no recorde que tivemos no Brasil, no ano passado foram mais de 33,5 mil testamentos registrados. Além disso, o crescimento de 77% do número de inventários, comparado a média entre 2007 e 2021, um total de mais de 213 mil inventários em 2022.
E qual o cenário econômico dos parceiros?
Temos vivenciado uma importante transformação no mercado, os segmentos que nós atuamos no canal Parcerias têm se adaptado de forma muito rápida, e nós na MetLife tivemos a oportunidade de desenvolver programas de seguros exclusivos e personalizados aos nossos parceiros. Construímos novos programas, expandimos as parcerias, os canais e as formas de distribuição e ampliamos a diversidade de segmentos que atuamos, estamos presentes em bancos, plataformas de investimentos, digitais, varejo e serviços. Realizamos melhorias a quatro mãos com os nossos parceiros e trouxemos muita inovação, exatamente para que os clientes tenham acesso a uma oferta customizada, digital, que faça sentido e principalmente atenda às necessidades em diversos momentos da vida.
A tecnologia tem um peso grande neste resultado, não?
Outro fator é a tecnologia, que viabilizou a digitalização dos nossos processos e uma integração simples e segura com os nossos parceiros. Esse movimento acelerou o lançamento dos programas de seguros, a entrada em canais de venda, novos produtos e soluções. Com isso, atualmente o seguro de vida é oferecido através de canais diversos e complementares incluindo a venda presencial, por aplicativos digitais, via market place e telemarketing. O importante é que o cliente tenha acesso aos produtos MetLife através do canal que faça mais sentido para ele.
Além do treinamento do time MetLife…
Um dos fatores que considero mais relevantes são as pessoas que fazem parte da MetLife. Temos especialistas para cada um dos segmentos que atuamos – Bancos, Varejo, Investimentos, Veículos, Digital e Fintech’s – um time com grande experiência, muito engajado, comprometido com nossos Clientes e Parceiros e que tem feito com que a MetLife tenha todo este destaque no mercado. Neste tema relacionado às pessoas que fazem parte da MetLife, nós temos o que chamamos do “jeito” MetLife, uma parte essencial e fundamental da nossa cultura, e que é vivenciada por todo o time, destacando a importância de estarmos muito próximos aos nossos Parceiros, a realidade dos nossos clientes, além de atuarmos no dia a dia de uma forma simples, direta, pouco hierárquica e muito colaborativa.
Poderia nos adiantar a meta a curto, médio e longo prazos para o canal parcerias, principalmente no que diz respeito à comercialização de seguro de vida?
Como comentei, nós iniciamos o ano de 2023 com um importante crescimento e estamos bastante confiantes com o futuro e com a ampliação dos canais de distribuição e das parcerias, proporcionando um maior acesso das pessoas aos produtos e soluções da MetLife através dos canais presenciais, digitais e remotos. Isso fortalece a nossa estratégia de democratizar o acesso aos serviços financeiros, ao seguro de vida e, desta forma, oferecer soluções que são essenciais para a vida das pessoas.
Quais novidades já estão prontas para serem divulgadas?
Estamos bastante entusiasmados com todo este cenário, iremos lançar novas parcerias comerciais ao longo do ano, com players relevantes do mercado, possibilitando aos milhões de clientes destes parceiros terem acesso aos produtos e as soluções MetLife, de forma imediata, simples e digital, escolhendo as coberturas e os benefícios adequados ao momento de vida de cada um.
Nossa expectativa é continuar em forte expansão na MetLife, e através do canal Parcerias o objetivo é crescer 50% em prêmios em 2023, tendo o seguro de vida como uma das principais soluções e ferramentas para a proteção e o planejamento financeiro das pessoas.
Além de seguirmos na MetLife com o nosso propósito de uma companhia de 155 anos, que mantém o compromisso de oferecer segurança e proteção aos clientes em todas as circunstâncias, dar acesso aos nossos produtos e soluções a milhões de brasileiros. Acreditamos que é fundamental para o nosso desenvolvimento ensinar para as pessoas a importância da educação financeira e apoiar sempre na construção de um futuro mais seguro.