>

Sancor Seguros aborda a tecnologia como ferramenta de negócios na pandemia

17.06.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

8796

A Sancor Seguros realizou a primeira edição do Sancor Talks na noite de segunda-feira (15) em uma plataforma virtual. O CEO da Infocap, Charles Poltronieri, foi o convidado especial da atividade que contou com a participação do Superintendente Comercial e de Marketing da Companhia, Rosimário Pacheco, e do Diretor Geral na Seguradora, Leandro Poretti.

A mediação do evento virtual ficou por conta do Gerente da filial Porto Alegre da Sancor, Inácio Gonçalves Júnior. Na pauta do seminário online, a tecnologia e as estratégias de negócios para o período de pandemia e de que forma é possível atender clientes, segurados e parceiros diante do novo cenário.

Na abertura do bate-papo, os participantes explanaram sobre as dificuldades encontradas pelo mercado segurador para projetar grandes estratégias em médio e longo prazo, diante da pandemia. Segundo Inácio, as seguradoras estão constantemente se reinventando para que os negócios continuem sendo realizados.

Ao relembrar que o atual momento fez com que os profissionais tivessem que deixar seus escritórios e trabalhar em casa da noite para o dia, Poltroniere disse que a tecnologia não dever ser enxergada como um fim, mas como uma ferramenta. “Ninguém pode virar refém de uma ferramenta. Obviamente que ocorreram adaptações para as reuniões remotas, além de outros mecanismos. Mas para aquele perfil de corretor que já controlava bem seus processos através de um sistema de gestão, essa modificação foi feita de uma maneira mais simples”, explicou o Gerente.

De acordo com o Superintendente Rosimário Pacheco, o mundo que a sociedade estava acostumada a viver já não existe mais e as pessoas deverão buscar novos aprendizados. O executivo manifestou a preocupação da seguradora em encontrar maneiras de ajudar os corretores de diante da atual realidade. “Temos trabalhado muito nossa equipe para auxiliarmos o corretor com idéias e ferramentas, além de levar até eles em tempo real aquilo que estamos desenvolvendo”.

Já Leandro Poretti enfatizou a importância das ferramentas digitais para aproximar os diversos agentes envolvidos no mercado segurador. “Em 75 anos de existência nossa companhia sempre procurou estar perto das pessoas, escutando suas necessidades e desenvolvendo aquilo que elas precisam”. 

Os participantes do encontro virtual ressaltaram que estamos vivendo o momento da reinvenção humana e não da reinvenção tecnológica. Na avaliação de Poltronieri a humanização do mercado de seguros é o diferencial. “A tecnologia já está disponível a todos devido ao desenvolvimento tecnológico massificado, mas o diferencial está justamente na reinvenção humana. Aquele corretor que atua na linha de frente já mais será substituído por um robô”, enfatizou o CEO da Infocap. “Estamos vivenciando uma fase de reinvenção humana, que consiste em um momento de reinvenção total de nossas vidas, inclusive no relacionamento corretor cliente. O diferenciado estará”.

Na avaliação de Poltronieri a tecnologia terá um papel importante na retomada dos negócios, até porque ela possibilitou a aceleração de idéias, processos e ações que há algum tempo já deveriam ter sido implantadas. “É evidente que na atualidade não se faz nenhum projeto sem o desenvolvimento de um analista de sistemas. O corretor precisará aproximar-se mais de redes sociais e inteligência artificial. Quem não dominar as ferramentas tecnológicas ficará fora do mercado”.

Para o especialista será preciso que os profissionais do segmento saiam de suas zonas de conforto. “Isso significa reinventar-se e aperfeiçoar-se. O corretor de seguros deverá também dominar mais as ferramentas tecnológicas e buscar informações adicionais em seu banco de dados para buscar novas alternativas e criar novas oportunidades de negócios”.

Entretanto, ele vê o trabalho no modo home office com algumas ressalvas. “Ainda não é possível afirmar sobre a eficácia da produtividade do trabalho realizado no ambiente domiciliar. Será que uma pessoa conseguirá ser bem produtiva atuando dessa maneira, por seis meses ou até um ano?”.

Em seu recado final Poltronieri disse que ao atravessarmos um período sem precedentes na história econômica, o mais importante é que os profissionais da área não percam a essência de seus negócios. “Os valores que até o momento vocês construíram nessa caminhada devem estar muito presentes agora. Esse é o momento de termos empatia e criarmos oportunidades, mas não sermos oportunistas”.

Notícias Relacionadas