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Rivaldo Leite aposta no crescimento do mercado e participação do Corretor de Seguros

08.11.2022 - Fonte: CQCS

Rivaldo-Leite

Com a situação política definida, o mercado começa a projetar o próximo ano. Para o CEO da Porto, Rivaldo Leite, a perspectiva para o mercado segurador é positiva, já que ele vem apresentando crescimento mesmo em anos em que o PIB tem recuo. “Estou muito confiante no país como e no crescimento do mercado de seguros porque vemos um crescimento do mercado como um todo”, projetou em entrevista para a Revista Seguro Total. Para ele, alguns ramos devem seguir em expansão, como é o caso do seguro agrícola, saúde, vida e automóvel.

“Acredito no crescimento de frota. O seguro de auto vai continuar para sempre. Toda hora vem uma onda nova e a gente continua vendo a frota crescer. Este deve ser o principal segmento nos próximos anos”, apostou Leite. Para o corretor, este também é um mercado que pode ser explorado, já que as novas regras permitem que se venda duas coberturas em uma apólice, combinando, por exemplo, seguro auto e residencial. “O cliente tem necessidade de outras coisas e acho que o corretor tem que aprofundar o entendimento em relação às necessidades dos clientes e ali ofertar outros produtos”, disse Rivaldo.

Dentro do próprio produto automóvel existem muitas oportunidades já que, de acordo com o executivo, fala-se há 30 anos de apenas 30% da frota ser segurada. As modalidades de seguro por assinatura, surgidas para ajudar no combate às APVs, são um bom exemplo de como as seguradoras podem criar produtos com foco na inclusão securitária para que, posteriormente, estes clientes adquiram outros tipos de proteção. “Estamos felizes com este resultado, vendo oportunidade de trazer novos clientes e lá na frente poder dar um upgrade nessa proteção”, explicou o CEO.

A chegada das Insurtechs também é outro fator de movimentação no mercado, já que trazem provocações e insights de quem vê o mercado pelo lado de fora. “Tudo que vem de novo, de pessoas que estão entrando no mercado, com a mente aberta, sempre é bom. Enxergamos como provocações, oportunidades, mas criem o que criarem, o corretor de seguros tem que estar na jornada porque é um canal muito forte”, destacou Leite. Para ele, o papel do corretor já está consolidado e a venda passa a ser muito mais consultiva. Portanto, é importante que o profissional fique atento às necessidades dos clientes para que possa oferecer o produto certo, no momento certo.

“O corretor não vai conseguir ser especialista em 30 produtos. Ele precisa analisar as características da corretora, analisar o portfólio, ver o que vai favorecer ele, escolher 5 produtos e focar nisso. Se ele quiser atingir os 30 de uma vez, não vai vender dois”, afirmou. Por isso, é importante que os profissionais estejam atentos às oportunidades que as seguradoras oferecem para qualificação e treinamentos de produtos. Além disso, Leite acredita que o mercado precisa se comunicar melhor para que a população entenda a importância de possuir seguro.

“A gente tem que falar mais, explicar mais sobre o que é o seguro e como isso retorna para a sociedade. As pessoas têm falado mais de seguro de vida, por exemplo, a pandemia tem contribuído para isso. Eu vejo uma conscientização maior mas ainda é muito pouco, o mercado precisa falar muito mais” finalizou o executivo

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