>

Renova Ecopeças é pioneira na reciclagem de veículos

19.01.2023 - Fonte: Porto

IMG_9202

A Renova Ecopeças está completando 10 anos de muita sustentabilidade, responsabilidade e compromisso ambiental, que potencializa os objetivos da Porto sobre desenvolvimento social, estabelecidos com a assinatura do Pacto Global da ONU. A desmontadora, que faz parte da Porto, é pioneira no mercado de reciclagem de veículos e vendas de peças usadas, contribuindo para a redução do consumo de recursos naturais e diminuindo o risco de poluição do meio ambiente. Tudo isso com certificado técnico e ambiental, pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que garante o desempenho dos produtos e a fonte dos materiais, além do acompanhamento pelo Detran/SP que confirma a origem das peças e do processo.

Todo o processo possui procedência, garantia e rastreabilidade, desde a origem do veículo até o destino final de cada peça, seja ela destinada para outra loja ou para o cliente. Cerca de 85% de cada automóvel é reaproveitado e transformado em peças de reposição, já 10% é reciclado e encaminhado para os compradores, enquanto 5% é descartado de forma segura, garantindo que os resíduos não prejudiquem a natureza.

Esse procedimento dura cerca de três horas e é dividido em oito etapas, que vão desde a análise da documentação do veículo, passando pela descontaminação e destinação responsável dos resíduos, separação das peças, expedição e venda.

Conheça o processo:

 

Isso faz com que os preços das peças cheguem a ser um quinto do valor de uma peça nova, em média, o que representa uma economia significativa para o consumidor, além de uma redução na emissão de gases do efeito estufa e menor necessidade de recursos naturais para produzir novos produtos.

O modelo de negócio adotado pela Renova é o mesmo de países como Estados Unidos e Japão, onde 95% dos carros que saem de circulação são reciclados. Em comparação, no Brasil, o número é bem menor. Apenas 1,5% da frota brasileira passa pelo processo de reciclagem automotiva, mesmo estimando-se que, dos quase 60 milhões de carros registrados em circulação, mais da metade já está quase em situação de descarte.

A boa notícia, entretanto, é que há espaço para que essa prática cresça no país e a Renova vem contribuindo para isso nos últimos 10 anos. Durante esse tempo, foram 19.210 veículos desmontados (sendo uma média de 248 por mês), 35.128 baterias recicladas e mais de 1 milhão de litros de resíduos líquidos reciclados, o que representa uma economia de 129.974 toneladas de C02, que seriam liberados na atmosfera.

É a Porto trabalhando ativamente para ajudar a construir um mundo mais sustentável. Quer saber mais sobre a Renova Ecopeças? Então é só acessar o site e conferir mais sobre essa história que enche a gente de orgulho!

Notícias Relacionadas