>

Renata Souza: a Copa que eu vi

16.12.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho

seguro-gaucho (8)

Embora o Brasil já tenha sido eliminado da Copa 2022 ao ser derrotado nos pênaltis pela Croácia, a grande festa do futebol segue até o próximo domingo, 18 de dezembro, quando Argentina e França decidem o título.

Durante o Campeonato Mundial da FIFA os olhos do mundo seguem voltados para o Catar, mas há oito anos as atenções de todo o planeta estavam direcionadas para o Brasil, que na época hospedou o evento. Porto Alegre (RS) foi uma das 12 cidades brasileiras que sediaram jogos da Copa 2014. A advogada especialista em direito securitário, Renata Souza, esteve presente em dois jogos dos cinco jogos da competição que aconteceram em solo gaúcho.

Integrante do Clube da Pedrinha do RS, ela atua no setor de seguros há 13 anos e atualmente é coordenadora jurídica no escritório Quint Advogados Associados. Torcedora fervorosa do Internacional, ela vai com freqüência ao estádio Beira-Rio prestigiar os jogos de seu clube do coração. Entretanto, no ano de 2014 Renata teve uma motivação especial para comparecer ao local em que já viveu muitas emoções, a Copa do Mundo. Ao lado da família, assistiu a dois jogos: Argélia 4x2 Coréia do Sul e Alemanha 2 x1 Argélia. “Por gostar muito de futebol eu sempre sonhei em ver um jogo de Copa. Eu até nutria o desejo de assistir a uma partida do Mundial no Maracanã, Rio de Janeiro. Mas foi em Porto Alegre que eu e minha família realizamos o sonho”, argumenta.

Na opinião da advogada, as Copas sempre deixam boas lembranças, mas o evento de 2014 foi especial por ter acontecido no Brasil. Para ela ficaram muitas recordações, como a mobilização da cidade e dos moradores ao receber os turistas estrangeiros. “Foi marcante e inesquecível as festas que aconteceram no trajeto dos torcedores ao estádio nos dias de jogos, o chamado caminho do gol. Os turistas estrangeiros e os moradores locais se comunicavam em inglês, espanhol, francês e em outros idiomas. Tudo aconteceu num clima amigável e em ritmo de festa”, destaca Renata.

Ela também recorda que o aparato de segurança, a organização e a logística do evento funcionaram bem, possibilitando um espetáculo tranqüilo: “dentro do estádio não existia rivalidade. Colorados e gremistas estavam lá para aproveitarem e vibrarem com a atuação de grandes jogadores das seleções que jogaram em Porto Alegre”.

Embora o Brasil tenha sofrido uma vexatória goleada de 7x1 para a Alemanha, as lembranças mais significativas para Renata estão relacionadas aos momentos de festa e alegria que a Copa 2014 proporcionou. “A Copa realizada no Brasil deixou muitas saudades e ótimas lembranças, pois presenciamos o maior espetáculo do futebol mundial”, finaliza Renata.

Notícias Relacionadas