Relatório anual 2021 da Aconseg-RS apresenta análise econômica e estratégica do setor no RS
30.08.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
A Associação de Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros (Aconseg-RS) apresentou seu relatório anual 2021 na plataforma virtual do programa Seguro Sem Mistério no Youtube, no dia 25 de agosto. A atividade foi conduzida pelo presidente da Aconseg-RS Celso Azevedo e pelo economista Francisco Galiza, que apresentaram um estudo feito sobre o desempenho das assessorias associadas à Aconseg no Rio Grande do Sul em diversos ramos, como automóvel, vida e saúde.
Em sua participação inicial, Celso Azevedo informou que a Aconseg-RS foi fundada no ano 2000 com o propósito de ser um elo entre corretores e seguradoras, e que atualmente conta com 18 associadas. O presidente da entidade destacou que com o propósito de estimular a venda dos outros produtos ofertados pelas Companhias, além do seguro de automóvel, serão promovidos treinamentos de capacitação aos corretores das assessorias associadas. “Realizaremos capacitações virtuais que serão ministradas por instrutores independentes, que abordarão o conceito e a importância do produto que estará sendo apresentado, além de técnicas de venda".
Economista, consultor especializado em seguros e catedrático pela ANSP, Galiza é o responsável técnico pelo relatório que mostrou a participação da produção das assessorias no contexto do mercado segurador gaúcho. De acordo com o especialista, o estudo elaborado apresenta diversos propósitos, como servir de base para a tomada de ações estratégicas da Aconseg, além de fornecer um material que sirva de referência para as associadas realizarem comparações e verificarem os resultados de seu trabalho em relação ao mercado.
Entretanto, o conteúdo do material possui um espectro maior que pode beneficiar vários usuários: “como os agentes do mercado, as entidades que operam no setor de seguros, o estado que terá mais um instrumento para avaliar melhor as assessorias e tomar decisões mais assertivas, os investidores. Para finalizar, cito os pesquisadores, os estudiosos e a imprensa que terão à sua disposição um material sobre a distribuição do mercado de seguros”.
Especificamente sobre o estudo que compõe o relatório anual 2021, o especialista fez uma análise econômica e estratégica do setor de seguros no Rio Grande do Sul. Galiza disse que o texto referente ao relatório é composto de quatro capítulos que mostram a importância do seguro no Rio Grande do Sul, a avaliação dos dados das assessorias, como as associadas enxergam o mercado na atualidade e a conclusão o relatório.
“Em relação ao percentual de participação do estado no mercado nacional de seguros a variação fica entre 7% e 8%, dependendo do ramo. Cerca de 7% das corretoras de seguros do Brasil estão localizadas no Rio Grande do Sul. O estado conta com a atuação de aproximadamente 3 mil empresas (corretoras de seguro) e 3 mil corretores pessoa física, sendo o 4º colocado em nível nacional na produção do setor”, destacou Galiza.
Ao final da apresentação do relatório, Celso Azevedo mostrou-se otimista com o quadro geral do estudo apresentado por Galiza em relação ao panorama das assessorias no mercado: “tenho percebido uma procura maior por parte das assessorias. As perspectivas são muito boas, principalmente em relação ao ano anterior”.