>

Rainha Hortência e as lições de vida de uma multi campeã no esporte

30.05.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho

Design sem nome (3)

Quando se fala em basquete feminino em nível nacional quase sempre o primeiro nome a ser lembrado é o de Hortência Marcari. Apelidada de rainha, Hortência personificou como poucos o protótipo de atleta dedicado e vencedor. Campeã mundial pela seleção em 1994 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96, ela tornou-se um case de sucesso e após o encerramento de sua carreira de atleta tem realizado com freqüência palestras contanto suas vivências esportivas para os mais variados segmentos da sociedade. “Lições de uma vida – estratégia, valores e atitude de uma campeã” foi o tema de sua palestra no Brasesul 2022.

Com muita desenvoltura e boa fluência verbal, a rainha do basquete falou de sua trajetória no esporte e apresentou vários exemplos práticos que ela vivenciou e que podem ser adaptados para o dia a dia dos profissionais do setor de seguros. “Em nossa trajetória diária nós vivemos de escolhas, mas é impossível obter sucesso sem dor, seja ela física ou psicológica. Você tem um sonho, mas qual é o seu plano? O que você projetou de forma concreta para realizá-lo?”, argumentou Hortência.

Do alto de sua experiência de atleta, a palestrante considera que nem sempre vence o mais qualificado, mas aquele que apresenta melhor desempenho no momento da disputa: “você pode ser amplamente favorito, mas num instante uma vacilada poderá acarretar sua derrota. Quanto melhor você for naquilo que faz, mais você deverá se preparar e ficar antenado com o que está acontecendo”.

Na opinião de Hortência, quando progressos tornam-se lentos é porque houve uma baixa na intensidade da busca: “intensidade é uma coisa que me acompanha. Precisamos viver e amar intensamente o tempo todo”. Hortência destacou que em qualquer atividade profissional as pessoas precisam se preparar para aquilo que elas se propõem em executar. “Quando eu ia para uma disputa esportiva eu executava em meu pensamento umas dez vezes o jogo antes de entrar em quadra para conseguir encontrar as alternativas, já que na hora da partida a decisão precisa ser muito rápida”, explicou a ex-atleta.

A palestrante incentivou a todos a buscarem a melhor performance, encorajando-os: “as pessoas precisam se desafiar. Eu escolhi algo que me dava prazer, descobri minha vocação na vida e não desisti. Não desistam daquilo que vocês querem”. E Hortência fez considerações objetivas e importantes que são lições valiosas. “A vida é uma eterna pressão, pois as pessoas te cobram. Existe uma palavra chamada conformismo, e é dela que você precisa fugir. Quanto mais você se desgasta durante a preparação, menos se desgastam durante as competições”, finalizou.

Saiba Mais

Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquete, com 3 160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais. Disputou cinco mundiais e duas Olimpíadas. Considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e o Basketball Hall of Fame em 2005. Depois de uma brilhante carreira como jogadora, tornou-se dirigente.

 

Notícias Relacionadas