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Porto: Não tenho dúvidas sobre o avanço de seguros para 2023″, afirma o CEO Roberto Santos

13.09.2022 - Fonte: Sonho Seguro

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Em meio ao cenário extremamente desafiador no Brasil e no mundo, ele destaca que o grupo apresentou versatilidade e resiliência para seguir conectada com as novas necessidades dos clientes

Roberto Santos, CEO da Porto, não tem dúvida sobre o avanço de seguros para 2023. “As novas tecnologias ganharão ainda mais destaque no próximo ano, trabalhando para um avanço do setor. Segundo dados divulgados pela CNseg, em abril deste ano, para 2023 o volume de seguros de Danos e Responsabilidades têm previsão de crescimento de 1,5% no cenário pessimista e de 10,6% no otimista. Na Cobertura de Pessoas, a variação oscila de 3,4% a 8,9%, enquanto na Capitalização, alta de 3,3% a 8,7%”, cita ele.

Para 2022, o otimismo prevalece. “Estamos focados em nosso crescimento sustentável, investindo fortemente na diversificação dos nossos produtos e serviços. Nossa perspectiva é de crescimento e expansão daqui até o final do ano. Historicamente, somos uma marca resiliente e temos uma capacidade preditiva cada vez melhor para poder assumir riscos. A partir das verticais estratégicas, objetivo é seguir reforçando o posicionamento de ser um verdadeiro ecossistema de soluções, de serviços e de proteção com tecnologia embarcada, para agilizar e facilitar a jornada dos consumidores. Por meio de ferramentas como analytics, design thinking e inteligência artificial, queremos ir além do mercado de seguros. Seguiremos investindo, também, em iniciativas para promover a agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e o crescimento sustentável”, disse Santos.

Ele concorda que o cenário macroeconômico é desafiador e impõe resiliência. “Hoje, no mercado de seguros como um todo, muito do que impacta os resultados de uma seguradora está na combinação entre sinistralidade, aumento de custos de reparo e inadimplência. E nós, na Porto, já tomamos todas as ações para resolver essas questões. E já pudemos observar isso nos resultados do segundo trimestre desse ano, com um crescimento agregado de 37%, quando comparado ao mesmo trimestre de 2021.”

A vertical Porto Seguro Bank, por exemplo, apresentou no segundo trimestre de 2022 uma expansão das receitas em 32,5% comparado ao mesmo período do ano anterior, com ênfase para crescimento próximo de 40% nas operações de crédito, ainda que com cautela para enfrentar o cenário macroeconômico mais adverso, nível de incerteza do mercado e deterioração da capacidade de pagamento das famílias. Os produtos de fiança locatícia e consórcio também apresentaram crescimento elevado no segundo trimestre, com aumento acima de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A receita consolidada aumentou 34,6% no primeiro semestre comparada ao mesmo período do ano anterior.

“Os desafios de mercado continuam sendo muitos, mas seguimos confiantes nas medidas que temos adotado para a recomposição das margens a níveis compatíveis com o histórico robusto de rentabilidade de nossos negócios e no potencial das iniciativas para acelerar a ampliação da nossa base de clientes, com foco na qualidade dos produtos e serviços ofertados”, afirma.

Em meio ao cenário extremamente desafiador no Brasil e no mundo, ele destaca que o grupo Porto apresentou versatilidade e resiliência para seguir conectada com as novas necessidades dos clientes e suas famílias para buscar alternativas que os atendessem e que impactassem positivamente a vida dos brasileiros. A companhia encarou o desafio de seguir como um porto seguro para todos os públicos com os quais se relaciona, sejam eles clientes, colaboradores, parceiros, prestadores de serviço ou corretores, mesmo em um momento tão difícil. “E os nossos esforços dos últimos anos foram refletidos nos resultados: a companhia encerrou 2021 com lucro líquido de R$ 1,54 bilhão, e apresentou um crescimento em duplo dígito na receita anual, atingindo a marca de R$ 21,5 bilhões”, ressalta.

Ao longo dos seis primeiros meses deste ano, a Porto atingiu o maior crescimento de sua receita total em mais de 10 anos. Esse marco é decorrente da expansão de todas as verticais de negócios. No segundo trimestre de 2022, as áreas apresentaram expressivo crescimento em suas receitas, no comparativo com o 2T21: Porto Seguros (+32,1%), Porto Saúde (+46,2%), Porto Seguro Bank (+32,5%) e Serviços (+44,8%). Seguimos em evolução constante para oferecer as melhores soluções e inovações para os nossos clientes. Atuamos no mercado para que mais pessoas conheçam os nossos produtos e serviços e para que o seguro seja cada vez mais inclusivo para as pessoas.

Com a forte aceleração da inflação no mundo todo a partir do terceiro trimestre de 2021, os investidores passaram a se antecipar ao impacto da inflação na sinistralidade do seguro auto, e consequentemente no resultado da companhia, levando a uma queda no preço das ações do final do terceiro trimestre do ano passado até meados do primeiro trimestre de 2022. Já no segundo trimestre deste ano, os resultados da companhia foram impactados principalmente pela sinistralidade do auto, inadimplência da operação de CDC, custos do founding e pelo resultado financeiro. “Entretanto, a Porto tem acompanhado as mudanças no setor e trabalhado a resiliência, investindo no desenvolvimento de novos produtos e serviços que possam suprir as necessidades dos nossos clientes e atingir novos públicos”, comenta.

Recentemente, a Azul Seguros lançou seu novo aplicativo, que além de um layout mais moderno, oferece uma jornada com experiências que acompanham a transformação digital da companhia. Nela, os clientes têm acesso à solicitação de serviços e informações do seu seguro de forma ainda mais ágil, interativa e segura. Além disso, a empresa que pertence ao grupo Porto, lançou o Azul por Assinatura, que por meio de uma jornada 100% digital, pode ser contratado sem taxa de adesão, mensalidades de baixo custo e com parcelamento em até 10 vezes sem juros. O diferencial do seguro por assinatura é que o segurado pode suspender a contratação do plano, sem indenizações de cancelamento. “O Azul por Assinatura reforça o objetivo da Porto Seguro em oferecer uma cartela de serviços cada vez mais diversificada. O plano por assinatura é um produto que busca democratizar o seguro no país e disponibilizar um atendimento acessível para atender os 70% da frota brasileira de automóveis que não possuem seguro”, finaliza.

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