Plataforma de sinistros oferece acompanhamento em tempo real
11.12.2017 - Fonte: Amanda Cruz - Revista Apóllice
O mercado de transportes passa por dificuldades e desafios inestimáveis, ao mesmo tempo em que é parte importante na economia brasileira. Por isso, o Grupo Buonny tem o reforço da Líder Comissária de Avarias, empresa fundada por Eliel Fernandes, Nivaldo Fernandes e Ciro Buonavoglia, que nasceu focada em atender contas e necessidades específicas de clientes.
Em 2017, a comissária contou com a criação de uma diretoria de novos produtos agregando à sua operação o conceito 360°. A partir daí, toda informação contida no sinistro é identificada no sistema para que seja usada para identificar os cuidados que devem ser tomados para que novos sinistros sejam evitados. “Pode parecer um contra-senso uma empresa que trabalha com sinistro querer prevenir para que ele não volte a acontecer”, brincou Eliel Fernandes, ressaltando a importância que a empresa vê nesse gerenciamento de riscos.
Nova imagem
Agora, a ideia dos sócios é mudar a imagem da Líder no mercado, já que ela deixa de ser restrita, e para isso foi criado um sistema que possibilita que as pessoas acompanhem seu sinistro em tempo real, seja por aplicativo ou outros meios digitais. “Assim, como a tecnologia é dinâmica, a Líder abre sua estrutura para atender todos os segurados, mas ainda mais os seus clientes específicos”, comentou Fernandes.
Marcelo Gamba, diretor de Produtos do Grupo Buonny, afirmou que a empresa Líder já existe há 11 anos, mas 2017 foi o ano em que os olhares e esforços se voltaram muito mais à comissária de avarias. “A Buonny,como uma empresa de gestão de riscos, não podia deixar passar batida aparte de sinistros”, pontuou.
Entrando cada vez mais na era digital, com fortes investimentos em tecnologia, muitos estudos foram feitos para a empresa desenvolver os próprios softwares. Assim surgiu um sistema totalmente online que promete mais agilidade no acionamento e melhor gestão de tempo, suprindo uma carência que existe no mercado e é causada por dificuldades em obter informações sobre o que estava acontecendo com as cargas enviadas.
No produto, a central é acionada no momento do sinistro e com o posicionamento no GPS o prestador é localizado. Com essas informações imediatamente no sistema, o portal de informações é abastecido e é possível realizar o acompanhamento de deslocamento. “Isso já existe em outras plataformas, mas o que nós conseguimos foi trazer para nossa plataforma de sinistros”, comemora Gamba.
Tempo Real
A principal questão é o tempo real, permitindo que o cliente acompanhe o sinistro 24horas e com toda a comunicação necessária. Os valores relacionados aos sinistros também são descritos, com o cliente podendo se inteirar dos prejuízos a medida que são gerados. Outro fator apontado pelo executivo como diferencial é que o sistema faz a gestão de processos, levando a informações para relatórios relativos a todos os eventos constando as causas, locais, destinos, motoristas, tipo de ocorrência etc.
As informações no banco de dados da Líder podem ser trabalhadas para que sejam transformadas em produtos de prevenção de sinistros. “Com o sistema, a gente passa a ter informação e trabalhar em conjunto com as companhias seguradoras”, sugere Gamba.
Assim, Buonny e Líder pretendem fazer sua parte em uma grande questão do mundo digital: não basta ter dados, é preciso fazer a gestão de informação e utilizar esse conhecimento para melhor processos e gerenciar riscos.