Pela 31ª vez consecutiva, Unimed é a marca mais lembrada dentre planos de saúde
06.11.2023 - Fonte: Unimed do Brasil
Com atuação em 9 de cada 10 municípios brasileiros, sistema de cooperativas se destaca por oferecer cuidados médicos de qualidade em todo o país, transpondo diferenças regionais
Unimed do BrasilA Unimed conquistou o prêmio Folha Top of Mind 2023 reafirmando sua posição de liderança como marca mais lembrada no país no segmento "Planos de Saúde". A cerimônia de premiação foi realizada no dia 31 de outubro, na capital paulista, e contou com a participação de executivos de empresas de vários setores econômicos.
A Unimed ocupa o primeiro lugar do ranking do segmento desde que essa categoria foi criada, há 31 anos. Nesta edição, o resultado conquistado pela marca na pesquisa foi de 32 pontos, o que supera em mais de cinco vezes o da segunda colocada, que recebeu 6 pontos. O desempenho de sucesso está relacionado ao modelo de organização em cooperativas de trabalho médico, que permite capilaridade para que a Unimed atue em 90% das cidades brasileiras.
O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, ressalta que o modelo cooperativista possibilitou ampla presença no país e pluralidade nos serviços para cuidar dos beneficiários de forma mais assertiva. Ele explica que atender às necessidades de saúde em todo o território nacional é um desafio complexo, principalmente considerando as diferenças geográficas, socioeconômicas e culturais existentes, pois as diversas regiões enfrentam desafios únicos, desde condições climáticas que propiciam o surgimento de doenças específicas até alcance do acesso a serviços médicos e infraestrutura disponível.
"Essas diferenças impactam a demanda por cuidados de saúde, tornando essencial uma abordagem flexível e adaptável para atender às variadas especificidades. Nossas cooperativas conhecem de perto a realidade e as necessidades da população, o que nos permite oferecer planos de saúde e serviços mais adequados para cada localidade. Esse diferencial é determinante na longevidade em que a marca é a mais lembrada pelos consumidores", analisa o dirigente da Unimed do Brasil, que representa todas as cooperativas e empresas do Sistema Unimed.
O médico também destaca que ser "top of mind" solidifica a posição de líder da Unimed, que é responsável por 38% do mercado da saúde suplementar, com mais de 20 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos. "Ter esse reconhecimento por mais de 30 anos consecutivos representa uma validação contínua de nossa expertise. Isso demonstra a confiança duradoura que os nossos clientes depositam na Unimed, a nossa consistência em entregar serviços de alta qualidade e a nossa capacidade de nos manter em sintonia com as necessidades da população, que estão em constante mudança", afirma.
Reconhecida como a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina e uma das maiores do mundo, a Folha Top of Mind revela quais são as empresas, nos diferentes segmentos, que os consumidores mais associam a bens e serviços, avaliando o reconhecimento e a posição de mercado em relação à concorrência. Em 2023, a pesquisa foi realizada pelo Datafolha em 169 municípios espalhados nas cinco macrorregiões do país.