>

Para desarticular esquema de fraude em seguros de veículos; PC realiza ações simultâneas no RS

18.12.2023 - Fonte: Terra

pexels-pixabay-532001

Polícia Civil realiza ações simultâneas em Caxias do Sul, Farroupilha, Sapucaia do Sul e Gravataí para desarticular rede de fraudes em indenizações de seguros.

Na manhã de quarta-feira, 14 de dezembro, a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou uma operação abrangente com mandados de busca e apreensão em quatro cidades, visando desmantelar um esquema complexo de fraudes em seguros de veículos.

As medidas judiciais foram executadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Sapucaia do Sul e Gravataí. Durante a ação, um indivíduo de 28 anos foi detido em flagrante por receptação em Gravataí, onde foi encontrado na posse de motores completos de veículos roubados.

A investigação teve origem após a identificação de uma série de furtos e roubos de veículos, que mais tarde foram revelados como comunicações falsas de crime. O objetivo principal dessas ações fraudulentas era obter de forma indevida indenizações dos seguros contratados.

As supostas vítimas do esquema combinavam a entrega dos veículos para desmanche e, em seguida, relatavam falsos roubos ou furtos, frequentemente utilizando cidades distintas de suas residências para dificultar o rastreamento das investigações.

Os crimes detectados nesta fase inicial da operação incluem comunicação falsa de crime ou contravenção, conforme o Artigo 340 do Código Penal, sujeito a uma pena de detenção de um a seis meses ou multa. Além disso, os envolvidos enfrentarão acusações por fraude para obtenção indevida de indenização ou valor de seguro, conforme o Artigo 171, §2º, V, com pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa.

Após os procedimentos legais, o indivíduo detido em flagrante foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações prosseguem na DRACO para identificar outros envolvidos nesse esquema fraudulento.

Notícias Relacionadas