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O recomeço após a tragédia climática no Rio Grande do Sul

08.08.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho l Andréia Pires

O recomeço após a tragédia climática no Rio Grande do Sul

A população gaúcha nunca mais será a mesma depois da chuva que assolou o Rio Grande do Sul, nos últimos dias de abril e nos primeiros do mês de maio. A tragédia climática causou perdas devastadoras e de todos os sentimentos que têm se feito presentes na vida das pessoas, após ela, o esquecimento é o único, para o qual não há espaço.

Dentro do cenário atual do estado e de todas as histórias que estão sendo e precisam ser contatas, é a vez de falarmos da experiência desafiadora de reconstruir o próprio negócio e a vida, pela qual a empresária Elidiane Rodrigues, tem passado. Da loja, localizada no bairro Harmonia, em Canoas, restaram os incontáveis prejuízos e estragos. “No primeiro momento, a Sunshine foi destruída completamente, o que impossibilitou o atendimento presencial e demandou investimentos em reformas para retomarmos as operações", explica a lojista, salientando que, “a situação foi agravada pela dificuldade enfrentada pelos clientes, que também foram severamente afetados pela enchente”.

Dos prejuízos significativos, incluindo a perda de móveis, eletrônicos e documentos, a canoense recorda: “Retiramos as mercadorias durante a madrugada, mas perdemos um carro que estava na garagem e enfrentamos danos substanciais à estrutura elétrica e iluminação". O valor total dos estragos causados pela água ainda não foi contabilizado.

Adaptação e retomada

Com as portas fechadas desde o dia anterior à enchente, a equipe encontrou uma alternativa viável para continuar suas operações. "Durante o período de fechamento, realizamos vendas online através do Instagram, vendendo mercadorias que conseguimos salvar", relata. A loja só reabriu fisicamente em 13 de julho, no Canoas Shopping, após uma acolhida calorosa da equipe do centro comercial, que facilitou a transição com suporte crucial.

Apoio e nova experiência

Elidiane expressa gratidão pelo suporte recebido: "A equipe do Canoas Shopping, liderada pela superintendente Marli Schneider e o gestor Luiz, foi essencial para nossa rápida recuperação. Sem essa ajuda, a limpeza e reforma, teriam levado muito mais tempo e recursos". A experiência no novo espaço, com horários de funcionamento mais extensos e um atendimento mais intenso, trouxe novas perspectivas para ao negócio.

O futuro da Sunshine agora depende do sucesso no novo endereço. "Se o faturamento se enquadrar nas nossas expectativas, acreditamos que o shopping pode ser nosso novo lar, trazendo visibilidade e novas experiências", afirma a empresária.

Impacto na residência

Além dos danos à loja, a residência da empreendedora também foi afetada. "A água atingiu cerca de 2,92 metros dentro do prédio, causando danos significativos, mas não afetou as mercadorias salvas", detalha. O resgate em barco, feito por um conhecido, foi um momento crítico, onde ela e sua família foram retirados da residência em meio à enchente.

A história de Elidiane Rodrigues é um testemunho da resiliência e adaptação diante de adversidades extremas. A jornada de recuperação da Sunshine destaca a importância do apoio comunitário e a força de enfrentar desafios com esperança e determinação.

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