O modelo de seguro ‘Netflix’ pode funcionar?
08.02.2023 - Fonte: Insurtalks
O CEO da Curative, Fred Turner, fundou a empresa em 2020 para fornecer testes de diagnóstico e obteve sucesso na produção de testes COVID-19. À medida que a pandemia diminuiu, a empresa mudou para o seguro saúde, mudando sua sede da Califórnia para o Texas e demitindo vários de seus funcionários. Em outubro, a empresa disse que lançaria um plano de saúde, anunciando que não havia copagamentos ou franquias para seus membros.
O plano atualmente tem alguns milhares de membros em Austin, Texas. A Curative planeja se expandir para San Antonio nos próximos meses e para todo o Texas até o final do ano.
O CEO da Curative, Fred Turner, sentou-se com a Becker’s para explicar como a Curative funciona e sua visão para o futuro do seguro saúde.
Investir no cuidado desde o início
O Sr. Turner descreve o Curative como um modelo “Netflix” – os membros pagam por uma “assinatura” em prêmios e têm acesso a cuidados sem compartilhamento de custos.
Para ser elegível para não dedutíveis, os membros do Curative devem completar uma avaliação de saúde de consulta de base com um clínico Curative nos primeiros 120 dias após a adesão ao plano.
O Sr. Turner disse que muitas vezes é difícil fazer com que os membros se envolvam com suas seguradoras.
“Normalmente, tudo o que você recebe em termos de integração é uma carta pelo correio com um cartão de plástico anexado a ela”, disse Turner. “Usamos essa linha de base [visita] para realmente definir o cenário e realmente integrar as pessoas.”
Cerca de 50 por cento dos membros do Curative concluíram ou agendaram a visita inicial desde 1º de janeiro, disse Turner, com a esperança de que o número acabe subindo para 90 por cento.
O feedback sobre o processo de integração tem sido positivo até agora, disse ele.
“As pessoas gostam de ter a oportunidade de conhecer seu plano de saúde e sentir que seu plano de saúde realmente se preocupa com seu resultado”, disse Turner. “Normalmente, há essa relação antagônica entre um membro e seu plano. O plano é do maligno que não quer cobrir o que realmente precisa.”
O Sr. Turner disse que os planos Curative têm custos premium semelhantes aos planos dedutíveis de US$ 3.000 de outras operadoras.
Ao investir na atenção primária desde o início, a Curative espera acompanhar os custos de outras operadoras, economizando dinheiro em cuidados de maior acuidade no futuro, disse Turner.
“No primeiro ano, vamos gastar um pouco mais dando a essas pessoas os cuidados de que precisam, mas fazendo isso em um ambiente de menor gravidade, na atenção primária. Vemos o dinheiro gasto em cuidados primários como uma coisa boa, em vez de um lugar para economizar dinheiro”, explicou ele. “Nos dois e três anos, esperamos que isso compense diminuindo a utilização mais cara e mais alta da acuidade em atendimentos de emergência, hospitalizações, uso de medicamentos especiais, etc.”
Planos para expandir
Empresas como Bright Health, Oscar Health e Clover Health prometeram sacudir o setor de seguros de saúde, mas têm lutado para obter lucro e manter os planos em execução.
O Sr. Turner disse que a Curative pode evitar essas armadilhas mantendo o foco no mercado de grandes grupos, em vez da bolsa ACA.
“Vemos isso como um mercado fundamentalmente diferente da bolsa. Não acho possível ganhar dinheiro com planos de intercâmbio. Medicare Advantage – isso pode ser feito para funcionar, mas, novamente, é um modelo completamente diferente”, disse ele.
“Grande grupo é um produto totalmente subscrito. Temos muito mais flexibilidade no desenho do plano e você tem muito menos risco de seleção adversa em seu negócio”, acrescentou o Sr. Turner.
O Sr. Turner disse que quer transformar a Curative na próxima grande seguradora nacional.
“Acho que há duas formas estáveis de construir um plano. Uma delas é investir em cuidados preventivos e gerar melhores resultados a longo prazo”, disse ele. “A outra é focar em 12 meses de cada vez, e você pode cortar custos evitando os preventivos por enquanto.”
“Ambos os modelos existiram nos Estados Unidos, acho que Kaiser, Geisinger, Intermountain, demonstraram o primeiro modelo muito bem”, continuou ele. “Infelizmente, todas as grandes operadoras nacionais escolheram a outra versão de se concentrar em 12 meses de cada vez, tentando economizar o máximo de dinheiro nessa janela de 12 meses. Achamos que você pode construir uma grande operadora nacional que seja um PPO, um produto comercial para empregadores que realmente se concentre nesses resultados de longo prazo, e é isso que estamos planejando construir.”