Novos voos da AXA no Brasil no seguro aeronáutico
16.12.2022 - Fonte: Sonho Seguro
Seguradora é a 4ª maior no segmento, conforme números divulgados pela Susep, com R$ 42 milhões em prêmio de seguros de janeiro a outubro deste ano
A AXA termina 2022 com lançamento do ramo aeronáutico, segmento com forte demanda por parte dos corretores de seguros e que promete boas perspectivas em 2023 no Brasil. “Com este lançamento, oferecemos uma linha abrangente em seguros aeronáuticos para os corretores de seguros conquistarem proprietários, operadores e empresas especializadas na indústria aeroespacial, incluindo hangares, fabricantes, oficinas e operadores em aeroportos, o que nos coloca a frente de muitos concorrentes. Estamos muito otimistas com o próximo ano”, contou Daniela do Nascimento, diretora de subscrição da carteira de aeronáutico e programas Internacionais.
Leia abaixo trechos da entrevista concedida ao Sonho Seguro:
Como a AXA está hoje posicionada neste segmento?
Com a conclusão do processo de aquisição do grupo XL pela AXA no Brasil, a AXA passa a atuar no segmento Aeronáutico, como parte da estratégia de atuação e crescimento em seguros gerais e grandes riscos. A AXA conta atualmente com forte expertise global no segmento aeronáutico, já que o grupo é internacionalmente reconhecido como um dos líderes no mercado de seguros & resseguros aeronáutico, atuando com protagonismo nos segmentos de linhas aéreas, aeroportos, aviação geral, fabricantes, e demais empresas da indústria aeronáutica. Localmente, a AXA no Brasil tem um time de subscritores especialistas no segmento, com o objetivo de desenvolver a carteira e posicionar a AXA entre os líderes no mercado de seguros aeronáuticos também no Brasil. Além disso, essa carteira passa a se beneficiar das sólidas estruturas de operações e sinistro da AXA, que amparam e apoiam a experiência dos nossos Segurados.
Quanto movimentou em prêmios em 2022 e quanto espera crescer?
Mesmo considerando o lançamento recente do produto, a AXA já está atualmente posicionada em 4º lugar no segmento, conforme números divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), com R$ 42 milhões em vendas de janeiro a outubro deste ano. Temos grandes ambições de crescimento para subir neste ranking e ser uma opção de excelência técnica para os corretores atuantes no segmento aeronáutico.
O segmento passa por um boom de vendas de jatos no Brasil. Qual o potencial deste mercado e qual a fatia que a AXA almeja?
Mesmo com os desafios econômicos dos últimos anos, o segmento de aviação e venda de aeronaves (particularmente aeronaves de aviação geral, incluindo jatos) não deixou de crescer. A AXA tem atuado com interesse no segmento, e está apta a fornecer soluções desde a necessidade imediata de traslado destas aeronaves que comumente vem de outros países, até a operação definitiva no Brasil.
Quais os nichos de aviação que a AXA quer conquistar?
A AXA no Brasil oferece atualmente soluções especializadas no ramo aeronáutico nos segmentos de Casco e Responsabilidade Civil para operadores de Aeronaves, e Responsabilidade Civil para Hangares, Fabricantes, Operadores e Administradores de Aeroportos. Além destes produtos, a AXA acaba de lançar o seguro obrigatório (RETA), com precificação e contratação online no portal do corretor.
Fale um pouco dos três.
O RETA significa Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo. Esse é um seguro obrigatório que deve ser contratado por todas as aeronaves, independente de sua utilização ou operação. Usando o exemplo de um carro, o Seguro RETA seria equivalente ao DPVAT, e garante indenizações por danos causados a tripulantes, passageiros e bagagens, e terceiros – pessoas e bens no solo que sejam atingidos por destroços, colisão ou abalroamento. A contratação das coberturas se dá de acordo com o uso da aeronave, modelo, tamanho, peso e quantidade de assentos. Os limites da proteção são determinados pelo Código Brasileiro de Aeronáutica. O Seguro RETA pode ser cotado online na AXA, através do Portal do Corretor.
E o seguro de casco e responsabilidade civil para aeronaves?
Esse produto é um dos carros-chefes da AXA no setor aeronáutico. Contamos com ampla relevância global ao atender grandes linhas aéreas e frotas em diversos países. No Brasil, já estamos no top cinco das maiores seguradoras da categoria. O Seguro Casco é destinado à proteção patrimonial de aeronaves de uso privado, comercial ou de serviços especializados, sejam individuais ou frotas. Com o Casco, é garantida a indenização pela perda ou avarias sofridas em decorrência da utilização da aeronave segurada. A Responsabilidade Civil para Aeronaves oferece proteção a terceiros para riscos que sejam decorrentes das operações das aeronaves. A modalidade garante ao segurado reembolso de despesas resultantes de suas responsabilidades legais, como danos materiais ou corporais provocados pela aeronave durante sua utilização.
Ele tem coberturas adicionais?
Certamente! Buscamos agregar valor neste seguro para que os corretores especializados tenham diferenciais para ofertarem aos seus clientes:
- Cobertura básica de RC:
– Busca e Salvamento: Cobertura que conta com limites para resgate da aeronave ou de terceiros, tanto para eventos anunciados, como um pouso forçado, quanto a busca por uma aeronave desaparecida, por exemplo.
– Casco de Guerra: Além de cobrir eventos relativos a guerras, também se relaciona a eventos de greves, tumultos ou atos de sabotagem.
– Peças sobressalentes: Cobre peças que ficam armazenadas como reposição da aeronave, seja em uma oficina ou hangar. Essa é uma modalidade muito importante para quem tem uma frota, já que na cobertura básica Casco, peças que não estão instaladas na aeronave não estariam cobertas.
– Despesas com aeronave substituta: Disponibilizada verba para o aluguel de uma aeronave substituta em caso de acidentes cobertos na aeronave segurada, disponível para operadores privados.
E, finalmente, o seguro de RC para aeroportos, fabricantes, hangares, operadores aeroportuários…
Assim como no Seguro Casco, os RCs podem ser customizados de acordo com a demanda do cliente e podem ser contratados em reais ou dólares. A AXA conta com reguladores de sinistro especializados para essas situações. A AXA no Brasil oferece o RC para Aeroportos, que envolve os administradores de aeroportos.
Para fabricantes, desde pequenos componentes até fabricantes de aviões. Para oficinas, que envolve de pequenas manutenções até grandes revisões, pinturas e reparos de instrumentos. Para hangares, abrangendo locais de guarda ou pernoite das aeronaves. É importante salientar que ele não segura a propriedade do hangar, já que nessa situação precisaríamos de um Seguro de Property. E para operador aeroportuário, que inclui todo tipo de operação que pode ser performada a partir da área restrita do aeroporto, aquela que fica após o raio-x das bagagens. Como empresas que fornecem os alimentos para os passageiros, que transportam passageiros do embarque até o avião, manutenção, paisagismo, entre outras.
A tecnologia mudou a forma de comprar/vender este seguro? Como?
O Seguro aeronáutico tradicionalmente tem uma influência grande dos mercados de seguro internacionais, especialmente os mercados europeus, além do americano. Suas características únicas e altas exposições (em valor de risco envolvido) demandam frequentemente soluções personalizadas, feitas sob medida para cada segurado. Daí a necessidade de termos profissionais experientes, que conheçam o ramo e possam fornecer aos nossos clientes as soluções para cada tipo de negócio e operação.
Por um lado, essa subscrição individualizada torna-se um desafio quando comparamos outras áreas massificadas, mas sem dúvida o mercado vem se adaptando para fornecer soluções mais eficientes para o mercado – o lançamento da ferramenta online de cotação de seguro obrigatório RETA é um passo importante nesse caminho.
Em agronegócios o uso de aeronaves tem se intensificado. Qual o comportamento deste nicho?
A indústria aeronáutica tem uma relevante atuação no segmento agrícola e a AXA também atua. A operação aeronáutica agrícola teve uma sinistralidade desafiadora nos últimos anos, o que naturalmente diminui o apetite dos mercados no segmento. Estamos atentos às evoluções e desenvolvimentos também desse nicho.
Na subscrição, quais os itens que mais pesam a taxa? Perfil do comandante? Histórico de voos?
Tipo de operação (particular, comercial…), experiência e treinamento de pilotos, histórico de sinistralidade, além do modelo da aeronave, são alguns dos fatores que mais impactam a análise e precificação.
Há muitos corretores especializados no Brasil?
Temos alguns corretores com experiência internacional no segmento que atuam no Brasil, além de corretores locais dedicados ao segmento. Trata-se de ramo que demanda conhecimentos específicos da indústria aeronáutica e do mercado de seguros, então ter a intermediação de um corretor que possa apoiar o segurado de maneira eficiente é extremamente importante.
E o resseguro para esta carteira, está numa fase hard?
Os resseguradores do segmento aeronáutico continuam atuando com cautela no segmento, mas nota-se uma estabilização de taxas após os últimos anos de endurecimento. Ainda se nota uma limitação de capacidade e ofertas, já que alguns resseguradores reduziram ou até encerraram suas ofertas no segmento.