São 7 horas da noite e você se esqueceu de pagar o boleto do seguro. E agora? Basta entrar no aplicativo Seggui e pedir uma segunda via do boleto – sem chat, sem espera, sem burocracia. Seu carro quebrou no meio da cidade e precisa de um táxi? Basta acionar o seguro, pedir o guincho e um táxi – tudo isso via o aplicativo Seggui. Ele sabe onde você está, reconhece sua voz e usa os dados que capta pelo celular para o conhecer melhor.
Leonardo Ribas Gomes, CEO da Asekuro Seguros e Tecnologias e idealizador do aplicativo Seggui, explica que a ideia é dar ao cliente o poder de falar sobre seguro quando ele precisa. “Vejo isso pelos meus filhos: eles não assistem televisão, eles querem assistir o que querem e na hora que querem.” Da mesma forma, Leonardo explica, hoje em dia as pessoas não querem falar de seguros quando o corretor pode. “Às vezes, o corretor está de férias ou num horário de lazer, então criamos uma ferramenta com inteligência artificial que atende o cliente na hora certa.”
Com o aplicativo Seggui, o cliente não precisa usar o corretor para atendimento ou para pedir ajuda, pois o aplicativo lhe fornece o atendimento necessário sem precisar contatar ninguém. Ao mesmo tempo, o corretor pode acompanhar as informações e ocorrências que o cliente teve via o aplicativo. Dessa forma, o cliente é bem atendido na hora e o corretor tem uma visão global do que está acontecendo sem ter de estar a postos 24 horas por dia.
Leonardo Ribas Gomes já conhece a indústria de seguros há algum tempo e, em 2016, começou a estudar mais a fundo as mudanças que estavam acontecendo com as insurtechs. Levou em conta também o mercado brasileiro e a participação do corretor. “Buscamos trazer inovação para o mercado, respeitando a forma como ele atua, que é, principalmente, via corretor de seguros. Nosso aplicativo é amigo do corretor, o cliente se cadastra e cadastra o corretor, desse modo, existe uma fidelização entre eles.”
O aplicativo foi desenvolvido com o uso de machine learning (aprendizagem de máquina) e inteligência artificial (AI) de modo que o aplicativo conversasse com o cliente de maneira intuitiva e aprendesse com todo tipo de dado fornecido pelo celular do cliente. Ele é capaz de captar uma série de informações para alimentar a base sobre os hábitos e o estilo de vida do usuário. “Quando fechei o modelo de projeto que queria desenvolver, procurei um programador, que hoje é meu sócio Lucas [Mengarda].” Em vez de apenas criar e entregar o aplicativo, Lucas Meng quis participar do projeto, assim puderam desenvolver juntos um aplicativo robusto e com melhorias contínuas.
No dia 5 de abril, no Insurtech Brasil 2018, Leonardo e Lucas apresentarão pela primeira vez o aplicativo. Demonstrarão como o cliente pode contratar o seguro de automóvel direto pelo aplicativo de forma 100% digital. No evento, que ocorre em São Paulo, eles buscam uma seguradora interessada em usar o aplicativo para vender seus produtos de seguros pessoais para pessoas físicas. Com essa parceria, eles fornecem toda a assistência e desenvolvimento contínuo e personalizado para a seguradora. Ao fechar a parceria e usar a Seggui, ela terá à disposição o aplicativo com sua logo para seus corretores usarem no mercado.
Imagine que o cliente está em Guarulhos, embarcando em uma viagem e seu celular recebe uma mensagem: Vimos que você está indo viajar. Que tal contratar um seguro viagem? Com a inteligência do aplicativo, Leonardo também pensa em oferecer estratégias de negócios e produtos para a seguradora que se tornar parceira nos negócios. Assim, além de oferecer uma plataforma de seguros 100% digital e 100% via inteligência artificial, a Seggui e a seguradora podem criar juntas novos produtos personalizados, novas ferramentas e inovações para explorar o mercado de seguros.
Novo aplicativo de seguros será apresentado no Insurtech Brasil
08.03.2018 - Fonte: Conexão Fintech