Novas oportunidades se abrem para o Corretor
17.03.2017 - Fonte: <a href="http://www.revistaapolice.com.br/" target="_blank">Revista Apólice</a>
Acostumada a crescer acima da inflação, a indústria de seguros viu os resultados encolherem nos últimos dois anos. No entanto, sinais positivos já começam a aparecer. Um deles é a estimativa do Banco Central de que o processo de recolocação das empresas deve começar no último semestre. O índice de confiança do setor também mostra boas perspectivas e atingiu, em janeiro deste ano, o maior nível desde 2014, quando o mercado estava em alta. “Não há motivos para expectativas ruins. Já batemos no fundo do poço e agora estamos em um momento de retomada lenta”, disse o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, durante almoço realizado pelo Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) na última terça-feira (14). Mesmo quando a economia não vai bem, novas oportunidades se abrem para o corretor. Além da carteira de automóvel, que busca alcançar os mais de 36 milhões de veículos que circulam sem seguro, vale um olhar mais atento para as carteiras residencial e empresarial, considerando que mais de 58 milhões de casas estão desprotegidas e mais de três milhões de pequenas e médias empresas não possuem cobertura de riscos patrimoniais. O seguro de pessoas individual é outro caminho para se alavancar os negócios. Novos canais de distribuição É necessário pensar de forma diferente para que o mercado securitário cresça e nisso os corretores exercem papel fundamental. Para auxiliá-los, a seguradora apostou no desenvolvimento de novos canais de distribuição com a ferramenta Tokio Marine no Varejo. A plataforma eletrônica realiza os processos de venda e cobrança e emite, via SMS, o certificado da compra do seguro para o cliente. Com isso, a companhia busca alcançar as mais de 100 milhões de pessoas que adentraram para o consumo na última década, além de estimular os corretores a trabalhar com microsseguros. “Essa classe consome a garantia estendida do televisor, o seguro contra roubo e furto do celular e compra o produto de acidentes pessoais nos pontos de venda. Ela consome aquilo que o corretor não vende. Os profissionais fogem desses produtos e não fazem ideia do potencial do segmento”, destacou Ferrara, acrescentando que a empresa auxiliará os lojistas a utilizar a ferramenta. O corretor que apresentar o ponto de venda à seguradora receberá comissão. Simplificando o seguro Tornar o seguro mais fácil de ser compreendido pelo consumidor é um desafio constante dentro das seguradoras, que investem na divulgação do mercado segurador nas rádios, nas emissoras de TV e nas mídias sociais. Segundo Ferrara, os presidentes das seguradoras, junto com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), já dialogam sobre a criação de um fundo para difundir a indústria. Equipe ganha reforço O almoço do Clube foi o primeiro evento público de José Luis Ferreira da Silva como diretor comercial da Tokio Marine. O executivo será responsável pela área nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais da companhia.