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Nova Sompo preservará a parceria com as assessorias em seguros

01.11.2022 - Fonte: Revista Cobertura

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Alfredo Lalia Neto fala em almoço da Aconseg-SP sobre o reposicionamento estratégico da companhia no Brasil

A Sompo Segurou sai de cena no mercado de varejo com a venda das carteiras de Auto, Vida e Massificados para a HDI Seguros para focar nos seguros corporativos. Em quatro anos, a companhia quer atingir novamente os R$ 4 bilhões que possuía antes da venda das carteiras. Para isso, segundo o CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia Neto, a companhia terá que crescer entre 20% a 25% ao ano. “Vamos prezar pelo resultado, mas queremos crescer bastante. Iremos alavancar os negócios com a Sompo Internacional”, disse o executivo durante almoço realizado pela Aconseg-SP em 31 de outubro, no Terraço Itália, que contou com a presença da diretoria da companhia e das assessorias associadas.

Nessa estratégia, segundo ele, as assessorias em seguros são peças fundamentais. “As assessorias são uma forma de nos ajudar na busca de eficiência”, reforçou.

A Sompo irá trabalhar em novos ramos a partir de 2023. A companhia mantém a atuação em Transportes, Máquinas e Equipamentos, Agrícola, Property, Riscos de Engenharia, RC e Garantia, além de anunciar a atuação com os seguros de D&O e E&O, e Cyber. “Mudamos o foco e vamos trabalhar com negócios mais focados em ramos comerciais e Agro. Seremos uma companhia de atacarejo. Queremos alavancar muito no conhecimento da Sompo, tanto na Europa como no Japão para continuar crescendo”, enfatizou o CEO.

A Sompo é uma seguradora de US$ 45 bilhões em prêmios de seguros no mundo, sendo 60% no Japão. “A Sompo percebeu que o Japão é um país cuja população vem decrescendo, o que dificulta a expansão do PIB. A estimativa é que o Japão, hoje, com 140 milhões de habitantes, pode chegar a 110 milhões em 2050. Por isso, a Sompo decidiu investir no exterior, principalmente na Europa com a compra de algumas resseguradoras. Decidimos que, no Brasil, a Sompo deveria se alavancar na capacidade de resseguro e de conhecimento de risco da resseguradora”.

Riscos declináveis

Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP. lembrou a temática dos riscos declináveis, já que muitas assessorias atuam com corretores especializados em ramos que encontram dificuldade de colocação de riscos mais complexos, e perguntou se a companhia terá novidades com o reposicionamento.

“Podemos. O mercado está bastante complexo e restritivo. A Sompo tem um guideline mais aberto porque o nosso contrato de resseguro com o IRB e os resseguradores foi sempre rentável. Por mais que o ressegurador nos aperte, dizemos que temos feito a lição de casa. Queremos alavancar muito no conhecimento de gestão de risco da Sompo, tanto nos EUA como na Europa e entender como conseguimos criar soluções para esses riscos”.

Números da retomada

Durante ao almoço, o presidente da Aconseg-SP lembrou que está em fase final a elaboração do 7º Relatório da Aconseg-SP, auditado pelo economista Francisco Galiza. “Mudou muito o número de assessorias de 2021 para 2022 e o número de seguradoras parceiras. É um Relatório que aguardamos com ansiedade para ver os números do pós-pandemia, em um cenário de muitas mudanças no mercado. É um Relatório que teremos como referência da retomada dos nossos negócios”.

“Hoje é uma confraternização e também um agradecimento a vocês pela parceria, pela forma como conduzem. Temos uma relação muito direta e isso tem feito com que evoluamos da melhor forma”, destacou Rogerio Santos, diretor comercial da Sompo Seguros.

“Temos que mostrar o quanto é importante a Aconseg no mercado paulista“, comentou Fernando Grossi, diretor executivo comercial da Sompo Seguros, que lembrou que no ano passado, depois de uma reunião, a companhia melhorou a tabela de remuneração. “Crescemos bastante nesse último ano e entregamos objetivos. Criamos uma área na matriz, quem cuida é o Marcos Evangelista. Comemoramos um ano difícil mas que nosso mercado mostra a força e a resiliência do mercado de seguros”.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo mercado durante a pandemia, o CEO da Sompo destacou a melhora da qualidade de atendimento das companhias. “Todas as seguradoras buscam um pouco mais de eficiência e trabalhar com as assessorias ajuda nessa jornada. Devemos fazer mais de R$ 100 milhões de produção nesse canal somente em São Paulo”, disse o CEO da Sompo.

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