>

Niris Cunha e sua trajetória no setor de seguros

13.06.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho

seguro-gaucho (4)

Quando o assunto é direito securitário, a advogada Niris Cristina Fredo da Cunha é uma das referências. Ela é advogada especialista em Direito do Seguro, Compliance, além de atuar em direito de condomínio e ESG (práticas ambientais, sociais e governança para empresas) como embaixadora do Instituto Ser Sustentável. Com 32 anos de atuação no mercado segurador, ela construiu ao longo do tempo uma sólida carreira. Entretanto, sua trajetória no ramo securitário nem sempre esteve relacionada ao setor jurídico. A história de Niris no segmento teve início no departamento de sinistros de uma Seguradora em Santa Catarina. E o Seguro Gaúcho realizou uma entrevista virtual com ela para conhecer sua jornada profissional e saber mais sobre sua visão do mercado segurador.

Foi no departamento de sinistros da antiga Novo Hamburgo Seguros, em Tubarão (SC), que Niris iniciou sua caminhada profissional no segmento em 1989. E foi nesse setor, onde acontecia a regulação de sinistros, que ela obteve aprendizados valiosos: “trabalhar com sinistro constituiu-se em um aprendizado primoroso para mim, pois possibilitou que eu conhecesse o funcionamento da operação de seguros”.

Após graduar-se em Direito no ano de 1992, Niris foi convidada para trabalhar na mesma Seguradora, só que em Porto Alegre (RS). Inicialmente ela atuou na área de sinistros e depois no departamento jurídico. Com o passar dos anos, Niris foi para a Liberty Seguros, quando novamente exerceu funções no setor de sinistro, mas também atuou em questões jurídicas da Seguradora. E foi nesse contexto que ela conheceu o conceituado e influente advogado do direito securitário, Carlos Josias, que convidou para trabalhar em seu escritório no ressarcimento. Niris aceitou o convite e posteriormente tornou-se sócia do C.Josias & Ferrer Advogados Associados. “Além de ser um ícone do mercado segurador, o Josias é um ser humano de bom coração e eu aprendi muito com ele. Serei eternamente grata a ele pelos ensinamentos que obtive em oito anos no escritório, assim como meu amigo Juliano Ferrer”, relembrou.

O desejo de desbravar novos horizontes sempre fez parte da trajetória profissional de Niris e num congresso da Associação Internacional de Direito de Seguro (AIDA), no Rio de Janeiro, ela conheceu o advogado João Peixoto que também atuava em Porto Alegre. Pouco tempo depois a advogada foi convidada por ele para trabalhar no escritório Peixoto Sperotto, em 2008. Mas no ano seguinte João Peixoto faleceu precocemente. Como existia muita sintonia profissional entre Niris e a outra sócia, Niris passou a integrar a sociedade e o trabalho seguiu por 13 anos consecutivos: “felizmente obtivemos êxito, fazendo com que nosso escritório se desenvolvesse e crescesse. Minha advocacia sempre foi direcionada em prol das companhias seguradoras”.

Em outubro de 2021 Niris deixou para trás a sociedade que mantinha na Sperotto Advogados para assumir novos desafios, "após 13 anos no mesmo escritório, decidi seguir rumos profissionais diferentes”. Paralelamente, outra atividade exercida por Niris contribui para sua mudança de trajetória, pois o trabalho de mentoria desenvolvido por ela na Women In Law Mentoring Brazil (WLM) fez com que a advogada repensasse sua carreira: “trata-se de um projeto para incentivar o protagonismo feminino de advogada, que são recém graduadas, onde elas são monitoradas por uma profissional mais experiente. Tentamos orientar e construir objetivos para que as jovens advogadas sigam em suas trajetórias”. Sua atuação como mentora fez com que ela modificasse ideias e pensamentos sobre o futuro e as perspectivas da sua profissão: “isso contribuiu de forma significativa para que eu tomasse outro rumo e me desligasse do antigo escritório”.

Num breve intervalo, Niris atuou como diretora comercial e depois na função de consultora de negócios na Expermed Perícias Médicas. Entretanto, a possibilidade de voltar advogar no direito securitário mudou novamente sua trajetória profissional e Niris passou a integrar o quadro societário do escritório Sperb Advocacia, junto com Márcio Sperb. Apresentando um conceito mais disruptivo, o escritório tem como proposta realizar uma advocacia ágil, estratégica e adequada às necessidades do cliente. “Trabalhamos com recuperação de créditos, resolução de conflitos, reclamações administrativas e contencioso estratégico. Além da expertise jurídica, desenvolvemos ferramentas tecnológicas que proporcionam maior agilidade, eficiência e qualidade”, esclarece Niris com entusiasmo frente aos novos desafios.

Com passagens por companhias seguradoras e importantes escritórios de advocacia especializados em direito securitário, Niris acumulou experiência e bagagem, o que A possibilitou integrar-se a importantes entidades do segmento de seguros: “sou vice-presidente da Comissão de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS - CESPC; coordenadora da Comissão de Seguros da FEDERASUL; e mentora no Women In Law Mentoring Brazil (WLM). Quando participo de congressos, painéis, simpósios as pessoas sempre me enxergam como uma profissional do setor de seguros. Tenho um carinho muito grande e encantamento pelo instituto do seguro”.

Na avaliação da advogada os profissionais do segmento deveriam trabalhar mais para aproximar os temas relacionados ao seguro com o mercado: “precisamos ter um diálogo que apresente maior amplitude para explanar sobre o nosso segmento, pois ainda falta conhecimento da sociedade em relação ao nosso setor. Esse é um dos principais objetivos que tenho ao participar de comissões (OAB/RS e FEDERASUL)”.

Saiba mais

Atualmente Niris também é diretora jurídica do Clube da Pedrinha, diretora jurídica adjunta do CVG RS e mentora no Women In Law Mentoring Brazil (WLM).

Notícias Relacionadas