Mulheres que inspiram: Luciane Rodrigues
14.03.2023 - Fonte: Seguro Gaúcho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Seguro Gaúcho (SG) tem apresentado perfis femininos que se destacam por sua trajetória profissional no mercado segurador do Rio Grande do Sul. O perfil de hoje é de Luciane Rodrigues da Rosa, que possui 24 anos de atuação no setor de seguros.
Graduada em Ciências Atuariais e Ciências Econômicas, Luciane também possui MBA em Gestão Empresarial, Personal, Professional e Leader Coach. Atualmente ela está cursando Mentoria na 3UP Talentos. Com mais de duas décadas de atividade profissional no segmento, Luciane já foi presidente do Clube da Pedrinha do RS e trabalhou em seguradoras conceituadas. Desde 2022 ela ocupa o cargo de gerente de pricing na Delta Global, sendo responsável pela área técnica, que precifica e analisa produtos e serviços.
Confira abaixo a entrevista do Seguro Gaúcho (SG) com Luciane, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, em que é destacado o papel feminino no mercado de trabalho, especificamente no setor de seguros.
SG - Em relação à época que você iniciou no setor de seguros qual foi a mudança mais significativa no que se refere a atuação das mulheres?
Luciane Rodrigues – Em mais de 20 anos a sociedade evoluiu muito em educação e cultura fazendo com que a mulher fosse se integrando e aparecendo mais como profissional e consumidora, sobretudo no setor de seguros, até então habitado quase que só por homens. As mulheres passaram, paulatinamente, a interagir com o mercado. A mudança comportamental foi a mais significativa, gerando demandas, novos produtos e um mercado mais amplo e inclusivo. Nós mulheres temos características intrínsecas para nos organizar, sentir e pensar. Isto é largamente explicado em diversos estudos científicos. Em suma, podemos observar e identificar emoções, enquanto os homens, na sua objetividade, são mais focados na tarefa. Hoje conseguimos identificar mais rapidamente a necessidade do cliente.
SG – Em sua opinião, quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento profissional das mulheres no setor de seguros?
Luciane Rodrigues - A Educação e a autoestima. O crescimento profissional das mulheres foi se dando pelo aparecimento, cada vez maior, de mulheres capacitadas nos diversos cursos oferecidos pelo mercado e de qualificação superior, onde as diversas gestoras executivas puderam se preparar. Ainda que homens e mulheres tenham o mesmo acesso à educação e cultura, há diferenças entre as áreas de estudo, com uma parte menor das mulheres nas disciplinas tecnológicas, isto faz com que haja disparidades de gênero ainda existentes, mas que aos poucos vão sendo mitigadas.
A cultura empresarial, de certa forma, ainda dificulta o acesso das mulheres aos cargos executivos e de gestão. As empresas que apresentam uma visão moderna e atualizada têm desempenhado um papel fundamental no crescimento hierárquico feminino.
SG - O que representa para você o Dia Internacional da Mulher?
Luciane Rodrigues - A data simboliza a busca das mulheres pela igualdade com os homens. Há um caminho longo a ser trilhado, em que pese grandes avanços terem sido conquistados. As condições para esta equiparação são muitas, são complexas e vão se atualizando à medida que a sociedade evolui. Não é só o salário, mas a consideração. Não é só o cargo, mas o respeito. A data nos faz refletir sobre a redução do machismo e a violência, que são casos de polícia, mas também nos faz colocar luz nos pontos fortes femininos, como a nossa visão humanista, a nossa sensibilidade, a proteção da família, o nosso agir intuitivo e multitarefa.
Conheça um pouco mais sobre Luciane Rodrigues
- Signo: Aquário
- Time: Grêmio
- Passatempo preferido: programas em família, praia, cinema e nossos bate papos.
- Viagem inesquecível: San Andrés, no Caribe, com meu marido.
- Sonho: Meu maior sonho é ver meus filhos crescerem e carregarem os valores transmitidos a eles, para que sejam pessoas educadas, batalhadoras, responsáveis e façam a diferença por onde passarem.