Mulheres que inspiram: Denise Martins
28.03.2023 - Fonte: Seguro Gaúcho
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é comemorado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais femininas. Em homenagem a essa data especial, o Seguro Gaúcho vem apresentando o perfil de algumas mulheres que são destaques no mercado segurador do Rio Grande do Sul. Confira abaixo a trajetória da colaborada da SulAmérica Cia de Seguro Saúde e Diretora responsável pela Secretaria Geral do Sindicato dos Securitários do RS, Denise Martins.
Graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Denise atua no setor de seguros há 20 anos. Atualmente ela exerce a função de Técnica em Seguros na Sul América e faz 11 anos que integra o quadro diretivo do Sindicato dos Securitários.
Em sua avaliação, o cenário atual do mercado de trabalho aponta para um crescimento expressivo da participação feminina e cada vez mais as mulheres têm conquistado um espaço maior em vários segmentos: “mesmo tendo realizar uma jornada dupla, na maioria das vezes, nós mulheres participamos ativamente e lutamos para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. E na atual conjuntura, em muitos casos a mulher é a chefe de sua família”.
Denise considera que as mulheres são organizadas e metódicas, conseguindo realizar várias tarefas e atividades ao mesmo tempo e ainda possuem sensibilidade aguçada. Entretanto, ela constata que mesmo assim o universo feminino ainda não conquistou a valorização profissional merecida: “estudos comprovam que as mulheres estudam mais, mas sua remuneração é em média 30% menor que a dos homens, mesmo quando exercem o mesmo cargo ou desempenha a mesma função. Já houve mudanças nesse sentido, mas elas são lentas, pois a cultura arraigada não se modifica da noite para o dia”.
Em sua opinião, o êxito feminino no universo profissional passa pela busca contínua por qualificação e aprimoramento: “as mulheres que almejam uma carreira promissora devem se preparar para isso, buscando formação, graduação acadêmica e especializações constantes”.
Para Denise, o Dia Internacional da Mulher constitui-se em uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar os movimentos em direção à igualdade de direitos e de condições das mulheres em relação aos homens. “Graças a essa data é possível contribuir com a solidificação de uma sociedade sem desigualdades e preconceitos de gênero, além de extirpar o machismo e a violência contra a mulher. Eu sonho com um mercado onde as empresas tenham a cultura da diversidade e ofereçam iguais condições a todos”, finaliza a dirigente sindical.
Saiba mais sobre Denise:
- Signo: Câncer
- Time: Sport Club Internacional
- Passatempo preferido: assistir futebol e uma boa roda de samba