>

Mudança de vida após tragédia climática: O recomeço da professora Sandy Bernardes

27.06.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho

WhatsApp Image 2024-06-24 at 18.08.05

A cheia histórica que atingiu Eldorado do Sul e inundou 100% do município trouxe inúmeras dificuldades e desafios para os moradores. Entre eles, está a professora Sandy Bernardes, que decidiu deixar a cidade com medo de uma nova tragédia climática, buscando um recomeço em Esteio, ao lado do marido e do filho de 12 anos. A educadora compartilha sua experiência, as dificuldades enfrentadas e como os seguros influenciaram essa transição.

A experiência da cheia

"Foi uma das piores experiências da minha vida, o sentimento de impotência em ver as suas coisas sendo destruídas e não conseguir fazer mais nada. O impacto foi totalmente negativo, pois nunca havíamos passado por isso", relata Sandy. A família perdeu todos os móveis, carros, objetos pessoais, eletrodomésticos e uma das fontes de renda, o Espaço Pedagógico da professora.

Medo e mudança

A decisão de mudar-se para Esteio com a família foi motivada pelo medo de reviver a tragédia. "Um dos principais motivos que nos levou a sairmos do município é o medo de acontecer tudo novamente, de perdermos tudo outra vez," desabafa.

Recomeço em Esteio

A professora explica que o recomeço em outro lugar foi mais fácil do que imaginava, graças ao acolhimento da nova comunidade. "Achamos que ia ser mais difícil recomeçar em outro lugar, mas graças a Deus fomos muito bem acolhidos pelas pessoas que tivemos os primeiros contatos, as coisas foram se encaixando com muita agilidade." No entanto, a educadora relata que ainda existe muito trabalho a ser feito no seu novo endereço profissional, o que inclui a inauguração do novo espaço pedagógico, cujo o local está organizando e o fato de ainda não conhece o público de Esteio.

Segurança no novo lar

Mudança para uma nova cidade trouxe uma sensação de segurança, especialmente por estarem morando em um andar mais alto. "Estamos morando no terceiro andar, e de certo modo isso nos dá a sensação de mais segurança. Além disso, o município de Esteio tem as suas partes mais altas, dificultando as inundações no local onde moramos".

Seguro habitacional

O processo de vistoria pela Caixa Econômica ainda não foi realizado. No entanto, Sandy se mostra otimista sobre o reembolso contra os danos estruturais no imóvel provocado pela água, que a apólice garante. A professora lembra ressalta também que, a família possuía um outro seguro, porém apenas para roubo, fogo e fenômenos da natureza, alagamentos não estavam cobertos. "Já conseguimos adquirir quase tudo novamente," comenta com certo alívio.

Seguro dos automóveis

Sobre o seguro dos veículos, Sandy conta que teve o reembolso total de seu carro pela seguradora, enquanto o automóvel do marido, por ser um modelo mais antigo, não possuía seguro e precisou ser consertado com recursos próprios. "Estamos muito satisfeitos com a seguradora, já que temos contrato com a Caixa Econômica Federal há mais de 6 anos. É uma pena que nenhuma seguradora ofereça cobertura para carros mais antigos, como no caso do nosso outro veículo que é um modelo do ano de 1997”.

Desafios profissionais

Deixar o espaço pedagógico em Eldorado do Sul foi uma doloroso, mas necessário. "Foi uma decisão muito difícil, mas necessária para o momento." Comenta Sandy que ainda não iniciou os atendimentos em Esteio, Mas, recebeu muitas mensagens de apoio e compreensão dos pais de seus antigos alunos, muitos dos quais também deixaram o município.

Futuro e seguros adicionais

Atualmente, a família da educadora mora em um imóvel alugado na nova cidade que escolheram para viver. Onde consideram contratar seguros adicionais apenas para eletrônicos, não para móveis. A professora segue determinada a recomeçar e construir um novo futuro para sua família e seu trabalho.

A história de Sandy Bernardes é um exemplo de resiliência e determinação diante das adversidades. Sua experiência ressalta a importância dos seguros e como eles podem auxiliar na recuperação após desastres naturais, além de mostrar a força necessária para recomeçar em um novo lugar.

 

Notícias Relacionadas