Motoristas não devem tentar passar por alagamentos com veículo sob risco de perder cobertura
28.09.2023 - Fonte: CQCS
As chuvas que estão assolando o Rio Grande do Sul e causando diversos alagamentos trazem preocupação para motoristas. Isso porque, ao tentar passar por trechos alagados, a água pode entrar no motor e resultar na perda da cobertura.
“Em caso de alagamento, a pessoa não deve movimentar o veículo, deve acionar a seguradora de imediato para que ela possa fazer a remoção do mesmo e encaminhar a uma oficina para que seja feita a abertura do veículo e constatação dos danos causados”, alertou o presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), Guilherme Bini. Isso porque o cliente pode perder direito a cobertura do seguro caso tente utilizar o veículo. “É muito comum que o segurado esteja trafegando e veja uma região alagada. O procedimento é não passar nessa região. Se ele mesmo assim tentar, por conta e risco, ele vai ter agravamento de risco e ter a cobertura negada pela seguradora”, explicou.
Um veículo segurado, em caso de alagamento, está amparado com todos os danos que ocorrerem, desde a necessidade de higienização em função da entrada de água até danos causados ao motor. “O segurado não pode mexer nem dar ignição no veículo porque quando isso acontece essa água, que começa a entrar no veículo desde o cano de escapamento até a água que já está na parte mecânica, entra no motor e gera o famoso calço hidráulico”, salientou Bini.
Para que o motorista possa passar, o ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro. A travessia de um local alagado deve ser feita lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo distância suficiente do carro da frente. Caso perceba que o nível de água esteja subindo rapidamente, o ideal é abandonar o veículo e acionar a seguradora o mais rápido possível. Outra medida que motoristas podem tomar é manter os pneus calibrados, já que a presença de água na pista reduz a aderência dos pneus.