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MetLife aposta em mais uma oportunidade de negócios para o setor de seguros

05.05.2023 - Fonte: Sonho Seguro

SEGURO-GAUCHO (46)

“O mercado de seguros de vida cresce muito com corretoras especializadas. O profissional tem de ajudar o cliente a tomar as melhores decisões", afirma Guillermo Innocenzi, vice-presidente comercial da MetLife Brasil, responsável pelas parcerias comerciais e o canal de representantes de seguros

As parcerias comerciais são um canal estratégico de vendas de seguros de vida individuais para o crescimento da MetLife no Brasil e principalmente para a democratização do acesso à proteção e ao planejamento financeiro. Tendo esta afirmação como a linha mestra da estratégia da companhia, a seguradora americana tem investido em oportunidades de negócio capazes de impulsionar a comercialização de seus produtos.

Neste mês anunciou o canal de representantes de seguros, que proporciona aos parceiros comerciais autonomia em seus negócios, suporte administrativo e de conteúdo da MetLife para que possam escalonar seus negócios, com o grande objetivo de estimular o empreendedorismo com suporte e know-how da seguradora para empreender e contribuir com o desenvolvimento dos negócios dos parceiros.

A aposta na especialização e no sucesso das empresas parceiras tem rendido frutos. “Temos um enorme potencial para crescer neste segmento no Brasil. Menos de 20% das pessoas tem um seguro de vida, quando em países como Japão e Estados Unidos este indicar é superior a 70%”, afirma Guillermo Innocenzi, vice-presidente comercial da MetLife.

O bom desempenho é creditado a vários fatores, como ter bons produtos, uma plataforma digital simples e ágil para o corretor fechar negócios no celular e, principalmente, que oferece uma jornada amigável para clientes administrarem sua apólice e benefícios. No entanto, o relacionamento com a rede de corretores parceiros é como o ar que nutre o pulmão. “Sem ele, nada funcionaria”, explica Innocenzi.

O executivo afirma ainda que a MetLife tem a missão de dar o suporte necessário para que os representantes de seguros consigam prospectar e assessorar corretoras e empresas que queiram crescer na venda de seguros individuais, que representa 30% das vendas totais da MetLife.

“O mercado de seguros de vida cresce muito com corretores especializados. O profissional tem de ajudar o cliente a tomar as melhores decisões. Enxergar valor e entender que a oferta tem valor. Investimos muito em desenvolvimento de ferramentas, tecnologia e treinamento para apoiar os nossos parceiros de negócio a construírem o seu mercado, pois sabemos que todos ganham quando a qualidade de serviço prestada é uma prioridade”, garante.

Mudanças realizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) em novembro de 2021 provocaram as companhias a investirem em novas horizontes de negócio. A MetLife aderiu ao estímulo do órgão regulador e aposta nessa nova oportunidade de negócio, que é essa figura regulada do representantes de seguros.

“Começamos a construir um modelo independente, com autonomia e isso tem atraído corretoras para a venda individual. Temos um programa de relacionamento com nossa rede de corretoras diferenciado que estimula que as empresas parceiras se dediquem neste ramo, o que torna o período inicial de adquirir conhecimento do mercado um investimento na carreira”, explica.

Uma das parcerias da MetLife no desenvolvimento de profissionais é a Gorilla Life, empresa representante de seguro especializado em seguro de vida individual. Três profissionais com vivência no mercado financeiro de seguro de vida, incluindo um longo período de prestação de serviço na seguradora americana, decidiram criar um hub de formação de especialistas em vendas. “Prospectamos e assessoramos corretoras para conquistarem alta performance em seus negócios”, conta o sócio Ricardo Teixeira.

O cenário é promissor. Com a pandemia, as pessoas ficaram mais preocupadas com os riscos e com os imprevistos que podem acontecer no dia a dia e se tornaram mais conscientes da importância de ter uma proteção. Isso ampliou a oferta de produtos e de serviços e, principalmente, preços acessíveis para todos os bolsos.

No primeiro bimestre de 2023, o setor arrecadou R$ 9,5 bilhões em prêmios em seguro de vida, um acréscimo de 15,1% sobre 2022. As indenizações pagas ultrapassaram R$ 2,3 bilhões, 6,5% maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Em 2022, o seguro de vida registrou vendas totais de R$ 57,8 bilhões, alta de 13%. As indenizações chegaram a 14,2 bilhões, segundo dados da Susep analisados pela CNseg, a confederação nacional das seguradoras.

De acordo com o Plano de Desenvolvido do Mercado de Seguros (PDMS), divulgado pela CNseg no início do ano, a previsão é de que o seguro de vida atinja vendas de R$ 121 bilhões até 2030 e R$ 27,3 bilhões em indenizações pagas. Considerando-se todos os produtos do setor de seguros (seguros de pessoas, patrimonial, saúde e títulos de capitalização), a projeção de vendas é de R$ 1,13 trilhão no período, considerando-se efeitos macro e micro na economia brasileira, o que elevaria a participação de seguros no PIB dos atuais 6,6% para 10,1%, sendo o seguro de pessoas (previdência privada e vida) com o maior peso: 4,1%.

Segundo o sócio Teixeira, o objetivo de fundar a empresa Gorilla, há um ano, foi criar um lugar livre onde empreendedores possam se aprimorar, fazer negócios e prosperar. Segundo Teixeira, além do crescimento exponencial estimado para os próximos anos para o segmento, outro argumento que atrai profissionais a investir tempo e recursos no seguro de vida é que uma venda de uma única apólice pode gerar comissão por 10, 20, 30 anos.

O sócio da Gorilla cita um exemplo prático. Uma apólice com pagamento mensal de R$ 1 mil gera uma comissão mensal de até R$ 600, R$ 7,2 mil no primeiro ano. Nos três anos seguintes, R$ 864 por mês. Ou seja, R$ 9,79 mil ao ano, nos quatro primeiros anos de vigência. “Nosso modelo é direcionado para que as corretoras queiram uma parceria a longo prazo porque tem um bom produto e boa remuneração pela prestação de serviço. O corretor parceiro tem liberdade para atuar como quiser, desde que não descumpra as regras do mercado”, explica.

Em 2022, a Gorilla gerou R$ 10 milhões em vendas de seguro de vida com apenas 26 corretoras parceiras. “Foram mais de 1,6 mil clientes conquistados, com capital financeiro segurado superior a R$ 2 bilhões”, comemora. Deste total, 60% são seguros de proteção da vida e 40% com cobertura para pagamentos vitalícios, ou seja, até o fim da vida do beneficiário.

Corretoras parceiras são assessoradas na Gorilla Academy, um centro especializado. “Assessoramos corretoras com alta performance de sucesso.. Em 2022, 100 corretoras de seguros passaram pelo assessoramento da Gorilla e já estão na ativa. Até dezembro de 2025, a expectativa é ter 250 corretoras especialistas no mercado para as famílias brasileiras.

As corretoras assessoradas não possuem exclusividade. “Começar em um mercado nunca é fácil, por isso damos uma assessoria especial às corretoras que apostam neste segmento de seguro de vida, com projeções animadoras para os próximos anos. A Gorilla foi um exemplo disso, e por isso nossa parceria prospera”, afirma Innocenzi.

Atualmente, a MetLife tem 19 representantes de seguros, com 125 sub-representantes, que totalizam mais de 1 mil corretores cadastrados dentro desta nova oportunidade de negócio. A expectativa é de ter 1,5 mil empresas cadastradas até 2026, atuando em diversas regiões do Brasil, dos mais diferentes portes. Desde corretoras pequenas até estrutura com mais de 50 corretores, que se tornam empresários especializados em seguro de vida.

É possível ficar milionário vendendo seguro de vida? Innocenzi, que trabalha há mais de 20 anos neste setor, afirma que pode ser que sim. “Mas certamente afirmo que é possível ter prosperidade profissional, a vida toda, uma vez que os contratos de vida são de longo prazo, com comissões pagas mensalmente”, cita.

Além, é claro, da vantagem de se trabalhar em um nicho que tem propósito. “O seguro tem um importante papel social, com um apelo inegável de proteção financeira a qualquer indivíduo para ser usado em vida, como uma indenização diante de um diagnóstico de doença grave até assistência para adaptar a casa em caso de invalidez, como para servir de recomeço aos seus familiares em caso de perda do mantenedor financeiro. Acreditamos que seguiremos crescendo de uma forma expressiva nos próximos anos. É por isso que um dos principais objetivos da MetLife é ampliar o acesso das pessoas ao seguro de vida”.

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