>

Magales e Paradeda: a Copa que eu vi

06.12.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho

seguro-gaucho (8)

Estamos vivendo um período de intensa mobilização esportiva. A cada quatro anos o mundo inteiro acompanha com muita atenção a mais importante competição de futebol, a Copa do Mundo da FIFA. Enquanto as melhores seleções de todos os continentes disputam intensamente as partidas, os torcedores de vários países se reúnem no país que sedia o evento para vibrar e celebrar o esporte e a vida.

No ano de 2014 o Brasil hospedou a competição, e na cidade de Porto Alegre (RS) foram realizados cinco jogos. Torcedores de Alemanha, Argentina, Argélia, Austrália, Holanda, França, Nigéria, Coréia do Sul e Honduras se misturaram aos brasileiros nos jogos no estádio Beira-Rio e também nas ruas da capital gaúcha. Do setor de seguros, duas pessoas relatam suas recordações da Copa 2014: Magales Hertzog e Luiz Felipe Paradeda.

Há 40 anos atuando como corretora de seguros, Magales assistiu ao jogo Argélia 4x2 Coréia do Sul. Acompanhada do filho Ighor Lopes, ela presenciou um espetáculo que proporcionou momentos indescritíveis que estão ainda muito presentes em sua memória. A corretora recorda que assistiu ao melhor jogo de sua vida, além de ter ficado encantada com a organização do espetáculo. Entre tantas belas lembranças, uma merece destaque especial. “A torcida coreana deu um show de civilização. Eles transformaram seus sacos de lixo em balões e ao término do jogo juntaram todo o seu lixo para descartar no lugar correto. Isto também me encantou”, recorda Magales.

O diretor do Seguro Gaúcho, Luiz Felipe Paradeda, teve o privilégio de acompanhar mais de uma partida da Copa em Porto Alegre e ele também recorda de vários fatos marcantes. Na opinião de Paradeda, ver os confrontos esportivos ao vivo foi uma experiência emocionante e completamente diferente de um jogo comum de futebol. “Dentro do estádio as pessoas torciam para o espetáculo. Não existia aquela rivalidade que costumamos ver nos campeonatos em nosso país”, salienta.

Em um dos três jogos que ele esteve presente, Paradeda chegou a comprar o boneco mascote da Copa 2014. Entretanto, seu grande encantamento foi com a festa que aconteceu antes dos jogos, no trajeto de deslocamento dos torcedores até o estádio: “Em uma das partidas, saí do centro de Porto Alegre e fui caminhando até chegar ao Beira-Rio. A interação com os torcedores estrangeiros foi magnífica. Falei espanhol com os argentinos e vi muita festa, diversão e alegria estampada no rosto das pessoas”.

O desfecho final da Copa 2014 para os brasileiros foi triste, após a goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Mas com certeza a extraordinária experiência de assistir ao Mundial da FIFA ficará para sempre, na memória de Magales e Paradeda.

 

Notícias Relacionadas