Jane Manssur: Obrigada, Sra. Suzana Maria Munhoz da Rocha Guimarães
19.11.2024 - Fonte: Jane Manssur
Faleceu no último dia 17 uma das maiores educadoras que a indústria do Seguro conheceu: Suzana Maria Munhoz da Rocha Guimarães. Para nós Suzana Munhoz.
No currículo: Doutora em Filosofia Social, Docente, Pró-Reitora de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Paraná, ex-secretária de educação e mais 12 folhas digitadas de funções, palestras, conferências, trabalhos publicados e uma vida dedicada à cultura e à educação…
Mas seu legado vai além de títulos e currículos. Suzana carregava na bagagem conhecimento e vontade de transformar, de mudar para melhor tudo o que tocava.
Chegou a Funenseg (hoje denominada ENS- Escola de Negócios e Seguros) por convite de João Elisio na década de 90 e revolucionou o ensino da época.
Revisou currículos, atualizou materiais, formou novos docentes. Transformou a estrutura acadêmica num organismo vivo. Criou parcerias internacionais, incentivou a pesquisa acadêmica e deu voz à produção intelectual por meio de publicações específicas, como os Cadernos de Teses.
Descentralizou o ensino. Levou o conhecimento além dos grandes centros, criando Núcleos Regionais pelo país. Distribuiu materiais para bibliotecas universitárias, inseriu o tema do seguro nos programas acadêmicos e idealizou o programa “Seguro: um projeto de vida”, levando a educação sobre temas de seguros às escolas de ensino fundamental e médio.
Muito do que hoje consideramos sólido e estruturado na cultura do Seguro foi idealizado ou possui o toque de Suzana Munhoz…
Incontáveis foram os cursos e materiais que tivemos que ler para acompanhar as cabeças do que apelidamos carinhosamente de quarteto fantástico: Suzana Munhoz, Maria Elena Bidino, Suzana Kaz e Silvia Klein. Impossível não admirar o brilho daquelas mentes!
Mais tarde era a vez da Fenaseg contar com essa presença assertiva e generosa.
Num espaço predominantemente dominado por grandes empresários era comum o silêncio quando a professora Suzana proferia com elegância e conhecimento seus argumentos, trazendo perspectivas que só uma educadora poderia oferecer.
Que sorte a nossa tê-la conhecida. Que privilégio para o mercado de seguros tê-la em momentos tão cruciais.
Obrigada Suzana…
Que o maestro do universo conforte os corações de seus familiares, amigos e que teu legado continue inspirando aqueles que ainda caminham por aqui…