IturanMob e 99 impulsionam a eletromobilidade no Brasil com frota de veículos elétricos sob medida para transporte por aplicativo
07.07.2023 - Fonte: CQCS
A IturanMob, divisão global de mobilidade da Ituran Brasil, líder global em monitoramento veicular autotech, está equipando os primeiros 300 veículos D1s EV, veículos elétricos feitos sob medida para o mercado de transporte por aplicativo, que acabaram de chegar ao Brasil. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a 99 e a BYD, com o objetivo de impulsionar a eletromobilidade no país.
Esses veículos fazem parte das ações da Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99 em parceria com outras 12 empresas de diferentes setores. Com essa parceria, a 99 e a BYD oferecem a maior frota de veículos elétricos para uso em aplicativos de transporte do Brasil, sendo São Paulo a cidade pioneira nessa iniciativa.
De acordo com Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob, inicialmente, o projeto contempla a instalação em 300 carros da BYD, mas pode ser ampliado até 10 mil carros em 2025. “A plataforma e IoT (Internet das Coisas) da IturanMOB será responsável por toda gestão dos veículos, desde o cadastro dos motoristas que irão alugar os carros, gestão de carregamento, manutenção e pagamentos, além de monitorar o perfil de condução de cada motorista. Essas informações serão monitoradas tanto pela montadora BYD, quantos pela 99; e todos os carros contam com a pronta respostas da ituran”, explica o CEO da IturanMob.
No médio e longo prazo, a 99 tem como meta ter 10 mil carros elétricos em sua plataforma até 2025. Inicialmente, os veículos elétricos estarão disponíveis apenas na cidade de São Paulo. A 99, que é controlada pela empresa chinesa DiDi, investiu R$ 35 milhões em ações de mobilidade sustentável no primeiro ano do projeto. A IturanMob desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo toda a tecnologia necessária para essa expansão. Esse movimento é considerado pioneiro e voltado para o futuro, segundo o CEO da IturanMob, Paulo Henrique ‘PH’ Andrade.
A IturanMob tem como meta ter mais de 1.000 veículos de emissão zero atuando no serviço de transporte de passageiros até o final de 2023. A empresa foi criada a partir da união da tecnologia de hardware e software das duas empresas para oferecer soluções de compartilhamento de carros e transporte compartilhado ao mercado. Acredita-se que as soluções de mobilidade ganharão mais espaço em um novo modelo que ofereça alto nível de conforto, aproveitamento máximo dos veículos e segurança. A Ituran Brasil, comandada por Amit Louzon, CEO da empresa, destaca seus investimentos nesse sentido.
Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob, enfatiza que o futuro da mobilidade está intrinsecamente ligado à tecnologia. “Estamos na vanguarda das tendências e criando soluções. O Big Data, que envolve a análise e interpretação de grandes volumes de dados, é um aliado que transformou o conceito do negócio e a relação com o público”, destaca.
“Este é mais um passo significativo em direção a cidades inteligentes e sustentáveis. Com os veículos D1 EV, estamos trabalhando para que São Paulo – a metrópole escolhida para sediar o projeto – se torne um hub inicial para veículos de energia limpa, proporcionando maior acessibilidade aos motoristas parceiros da 99, tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura. Além disso, com base nas experiências com o D1 na China, estamos preparados para compartilhar o que realmente funciona em termos práticos para os motoristas parceiros, passageiros e para toda a indústria”, afirma Thiago Hipolito, diretor de inovação e líder do DriverLAB na 99.
De acordo com PH, as empresas ainda estão compreendendo a importância da telemetria no dia a dia das frotas. “Algumas já perceberam a necessidade desse sistema de monitoramento para a segurança”, informou PH, concluindo: “somos parte de um futuro que já chegou e que em breve estará presente na vida de todos”.