Inter conversa com seguradora do Beira-Rio para cobrir custos dos danos no estádio
24.05.2024 - Fonte: G1
Inter entrou em contato com a seguradora do Beira-Rio para buscar ressarcimento pelos danos provocados no estádio pelas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul. Segundo o clube, o processo foi aberto, mas não há prazo para a resolução.
Após a reforma para sediar a Copa do Mundo de 2014, o estádio passou a ser administrado de forma compartilhada pelo Inter e pela Brio, empresa parceira do clube no projeto. O Colorado tem responsabilidade em cobrir os gastos de determinadas áreas, a empresa em outras e ambos em alguns espaços comuns.
Há cláusulas de confidencialidade no contrato, mas a divisão nestes setores compartilhados ficaria em 66% do Inter e 34% da BRio.
– O estádio conta com um seguro, analisamos apólice e conversamos com a seguradora para ver de que forma possamos ser ressarcidos – disse o vice-presidente Victor Grunberg.
A Brio enviou uma nota ao ge na qual garante que “os trabalhos de avaliação, planejamento e execução do que é necessário fazer para que tudo volte a funcionar, estão sendo organizados e conduzidos, em conjunto, pelas equipes do Sport Club Internacional e da Brio, cada um dentro das suas responsabilidades”.
O Beira-Rio foi um dos pontos que sofreu com o avanço das águas, que tomaram até a segunda fileira de cadeiras. Diversas áreas internas foram comprometidos e a gramado precisará passar por um processo de replantio.
O clube iniciou o processo de higienização do Beira-Rio nesta semana e estima que não poderá atuar no estádio em um período de 60 a 90 dias. A direção avalia os estragos e prevê um prejuízo de R$ 35 milhões para reformar as estruturas do estádio e CT, também fortemente atingido pela enchente, além de outros gastos extras.
Atualmente, o grupo de Eduardo Coudet realiza intertemporada em Itu, no interior de São Paulo. O Inter está hospedado em um resort que abrigou o Japão na Copa do Mundo de 2014 e prevê permanecer por 20 dias. No dia 28 de maio, o time enfrenta o Belgrano na Arena Barueri pela Copa Sul-Americana.
Confira a nota da BRio:
“A BRIO – SPE Holding Beira-Rio S/A, empresa parceira do SCI na gestão compartilhada do Complexo Beira-Rio, se solidariza com a população do Rio Grande do Sul, que está enfrentando, nas últimas semanas, a maior catástrofe ambiental que já vivemos. É um momento difícil, que necessita de muita união, trabalho e a força de todos para que possamos nos reerguer e reerguer o nosso estado.
A nossa empresa, assim como inúmeras outras, está sendo impactada por esta enchente sem precedentes e, durante o período mais crítico deste desastre, ficamos sem acesso ao Complexo Beira-Rio e também ao nosso escritório, localizado no edifício Prime Offices, junto ao shopping Praia de Belas, também fortemente atingido pelas águas.
Estamos operando em situação de emergência e, em um primeiro momento, focamos nossa atenção no apoio à equipe de funcionários e na orientação a todos os operadores de bares, lojas, prestadores de serviços, etc. do Beira-Rio, que também sofreram com as consequências das cheias.
Enfatizamos nossa visão de que, neste momento, é primordial trabalharmos todos juntos para encontrarmos as melhores soluções e alternativas no enfrentamento dos graves problemas que todos estamos passando. O foco deve ser nas pessoas, na segurança e na reconstrução.
Em relação à situação do Estádio e do Complexo Beira-Rio, os trabalhos de avaliação, planejamento e execução do que é necessário fazer para que tudo volte a funcionar, estão sendo organizados e conduzidos, em conjunto, pelas equipes do Sport Club Internacional e da BRIO, cada um dentro das suas responsabilidades. Neste sentido, repudiamos veementemente as fake news e factoides, criadas certamente por quem não compartilha do sentimento de solidariedade ao qual todo o povo gaúcho está imbuído e pelo qual BRIO e SCI trabalham irmanados.
Os gaúchos e a nação colorada são GIGANTES e, todos juntos, iremos superar este momento de enorme desafio!”