Incentivando na doação de sangue: Confrasol entrega notebook para o Banco de Sangue Virtual
05.07.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Os hospitais e hemocentros estão sempre precisando de doadores para poder abastecer seus estoques e seguidamente esses locais sofrem com dificuldades para atender às demandas, principalmente em situações emergênciais. Diante desta séria realidade, surgiu o Banco de Sangue Virtual, que tem o propósito de conectar doadores com receptores e bancos de sangue. A iniciativa é coordenada pelo publicitário e presidente do Institute IMOX, Ricardo Nunes.
Atualmente o Banco de Sangue Virtual já atingiu a marca de 9 mil doadores cadastrados do Rio Grande do Sul. Entretanto, Ricardo Nunes vinha enfrentando um problema operacional que precisava ser resolvido para não prejudicar o pleno funcionamento da atividade. “Estávamos necessitando de um notebook novo, rápido e moderno, já que o atual estava funcionando de forma lenta, com uma bateria de pouca durabilidade, o que tornava quase inviável utilizar o computador nas ações externas”, explicou Ricardo Nunes.
O coordenador do Banco de Sangue Virtual passou a verificar de que forma ela poderia angariar recursos para obter um novo equipamento, que é uma ferramenta indispensável no dia a dia de seu projeto. Ao solicitar ajuda do diretor do Seguro Gaúcho, Luiz Felipe Paradeda, Ricardo Nunes obteve o apoio da pessoa certa, pois Paradeda intermediou o contato com o mentor da Confraria Solidária do Mercado de Seguros do RS (Confrasol), Celso Azevedo, compreendeu a real necessidade do Banco de Sangue Virtual e moveu esforços para conseguir um novo e moderno notebook para doar ao Banco de Sangue Virtual. Celso sentiu-se motivado a ajudar peloa nobreza da atividade desenvolvida por Ricardo Nunes.
“Cada vez mais precisamos promover ações e iniciativas em prol daqueles que precisam e qualquer pessoa poderá um dia necessitar de doação de sangue. Dentro da própria Confrasol eu mobilizei amigos de longa data para essa demanda imediata e conseguimos arrecadar o valor necessário para a obtenção do notebook”, explicou Celso Azevedo. “O novo equipamento representa vida nova e sangue novo para chegar nossa meta, que é aumentar cada vez mais o número de pessoas cadastradas como doadoras”, ressaltou Ricardo Nunes.
Arrecadar roupas e alimentos não perecíveis para doação a pessoas carentes e realizar obras para melhorar a qualidade de vida de idosos e crianças constitui-se em um ato de solidariedade e de humanidade, assim como doar sangue. Portanto, quando uma entidade como a Confrasol auxilia no trabalho de outra entidade como o Banco Virtual de Sangue, quem agradece é a sociedade. O somatório de forças beneficiará ainda mais a população.
Como funciona o Banco de Sangue Virtual
O cadastramento para quem deseja ser doador através da plataforma virtual acontece forma bastante simples. Basta acessar o site e informar nome completo, telefone, e-mail, sexo e o tipo sanguíneo. Após a efetuação do cadastro a pessoa será avisada quando alguém em sua cidade precisar de sangue, via e-mail e WhatsApp, conectando doadores de sangue com receptores e bancos de sangue. O cadastro é rápido, simples e gratuito. Basta entrar no site www.bancodesanguevirtual.com.br.