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Icatu Seguros lança assistente com AI generativa para revolucionar o dia a dia dos corretores

07.08.2024 - Fonte: Sonho Seguro

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Inovação reduz tempo de cotação em 85%. Profissionais poderão enviar áudio, foto e texto para consultar comissão, inadimplência e realizar cotações em segundos

A Icatu Seguros anuncia o lançamento da A.V.I. (Assistente Virtual da Icatu) projetada para facilitar a gestão de carteira e o apoio às vendas dos corretores no segmento de Vida Individual. Mais uma funcionalidade e inovação da Casa do Corretor, portal da companhia dedicado aos profissionais, a tecnologia foi desenvolvida por meio de avançados modelos de automação e Inteligência Artificial (IA) generativa para entregar uma experiência ágil, inédita e personalizada aos corretores na palma da mão, via WhatsApp.

Vai funcionar assim: a assistente recebe a ordem e dados que o corretor passar. Acessa dados do Portal do Corretor, onde estão as informações dos produtos e dos corretores. O texto não é frio e antipático. É personalizado e tem um toque humano, carregado de educação financeira para mostrar a importância do seguro de vida no orçamento familiar. Se o corretor aprovar o texto, dá um comando, por voz ou texto, e a A.V.I. envia a proposta para o WhatsApp do cliente.

É realmente uma revolução para o corretor de seguros, uma vez que o tempo hoje é um dos ativos mais valiosos do ser humano. Há 10 anos, o corretor de seguros sequer vendia seguro de vida, segmento dominado por bancos tanto na venda de planos coletivos como individuais. Ai foi a vez de canais alternativos. Empresas como um grande canal de clientes, como redes de varejo (de supermercados a comércio virtual), imobiliárias, telecomunicações, concessionárias, fintechs, entre outros disputarem com o bancassurance os clientes com produtos modulares, simples e preços acessíveis.

Com a pandemia, o segmento vida passou por uma revolução que teve a tecnologia e a conscientização sobre a importância do seguro de vida como um instrumento importante dentro do planejamento financeiro familiar. Como resultado, o corretor passou a demandar produtos e tecnologia para explorar infinitas possibilidades dentro da carteira de clientes de seguro de carro, empresarial, saúde entre outros. Esta demanda fez a Icatu Seguros, que é a principal seguradora não ligada a banco, a desenvolver diversos projetos que culminaram no lançamento da assistente.

“A A.V.I. é a primeira e única assistente IA para corretores do mercado segurador que permite a gestão da carteira de seus clientes na palma da mão. Ela nasce para trazer mais agilidade e produtividade, o que tende a permitir a escalabilidade dos seus negócios. Na prática, é o pioneirismo e eficiência da Icatu colocado à disposição desses grandes parceiros nessa jornada de proteção financeira da sociedade”, destaca Luciano Soares, CEO da Icatu Seguros.

Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros, conta que assistente está programada para se adaptar a diferentes perfis de clientes, baseando-se em fatores como histórico, risco e cobertura. “Um corretor, agora, pode enviar dados básicos como sexo biológico, idade e valor de cobertura desejada e, em cerca de 40 segundos, receber uma cotação – uma otimização impressionante de 85% do tempo tradicional, que era de aproximadamente 5 minutos”, cita.

A A.V.I. oferece uma série de funcionalidades que facilitam a vida do corretor. Com alguns cliques, é possível fazer a cotação, verificar informações sobre inadimplência na carteira de Seguro de Vida, conferir o valor de comissões das diversas linhas de negócios (Vida, Previdência ou Capitalização) e sanar dúvidas sobre produtos e soluções da Icatu, sempre adequando-se ao perfil de cada cliente.

A grande inovação da A.V.I. reside na combinação de tecnologias avançadas de automação, APIs proprietárias da Icatu e algoritmos de IA integrados ao WhatsApp Business. Isso permite que a assistente ofereça respostas automáticas e personalizadas a perguntas diversas, feitas por escrito, comando de voz ou envio de imagens e arquivos. Essa tecnologia, que compreende voz e imagens instantaneamente, proporciona agilidade, precisão e satisfação no atendimento ao cliente.

Para Vilardi, a IA é uma aliada fundamental: “A Icatu vê a tecnologia e a Inteligência Artificial, principalmente, como um suporte e ferramenta para as pessoas. Será essencial para alavancar o trabalho de venda consultiva que é intenso e complexo. No fim do dia, o que queremos é que a jornada do corretor seja mais fluida e que ele tenha tempo para se dedicar ao que é mais importante: ouvir seus clientes. A A.V.I. nasce de um compromisso da Icatu com a inovação e a melhoria contínua dos nossos processos.”

Inicialmente, a A.V.I. atuará no segmento de seguro de vida, mas a previsão é que, em médio prazo, ela abranja todas as linhas de negócio da companhia, focando na proteção financeira completa. No futuro, a ferramenta deve ainda incluir a capacidade de prever a predisposição dos clientes a comprar outros produtos, oferecendo insights valiosos para vendas mais eficazes, graças a modelos de IA preditivos.

A palavra de ordem é mobilidade e agilidade na palma da mão com o uso de tecnologia para tornar o dia a dia do corretor de seguros mais dinâmico, o que soa como mantra na vida dos empreendedores. “Queremos contribuir para otimizar o tempo do corretor de seguros e ele tenha mais tempo livre para investir em atividades mais estratégicas. Com a A.V.I., ele pode sair de uma reunião e pedir para a assistente, por voz ou foto de um anotações, que a assistente virtual elabore uma proposta de seguro de vida individual”, afirma Eduardo Vieira dos Santos, superintendente de Soluções Digitais da Icatu Seguros.

Para Santos, a A.V.I. não é apenas uma assistente virtual; é o símbolo do compromisso da Icatu com a inovação e a excelência no atendimento, tornando a jornada dos corretores mais eficiente e produtiva, enquanto prepara o terreno para um futuro onde a tecnologia e o toque humano caminham lado a lado. “Esse lançamento chega na esteira de diversas outras inovações que temos trazido para a nossa base de corretores nos últimos anos. Esse novo movimento estratégico é resultado do reconhecimento, da valorização e do apoio que nos comprometemos a ter diariamente com estes profissionais.”

O grupo Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos em 2023, um crescimento de 21% em relação a 2022, destacando-se os produtos de Vida Individual, que cresceram 90%. O balanço do primeiro semestre deste ano está previsto para ser divulgado em breve. A expectativa com este lançamento é dar um importante salto nas vendas entre os 10 mil corretores de seguros ativos. “Não temos números, uma vez que este modelo de negócio começa agora. O que sabemos é que a oferta de seguro pelos corretores vai aumentar muito e com isso a chance de novos negócios é relevante”, finaliza Vilardi.

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