>

Icatu Seguros debate setor de saúde e sua relação com a bolsa de valores

22.06.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

g09te8t

Na pauta do encontro virtual as frentes de pesquisas atuais e os resultados já obtidos, além de questões ligadas ao setor de saúde na bolsa de valores.

A Icatu Seguros promoveu mais edição do Conversa com Especialista na quinta-feira (18), em seu canal no Youtube. A live contou com a participação do médico e sócio da One Partners, Fabio Jung, e do analista de Health Care dos Fundos Atlas One (CFA), Ricardo Franca. A temática teve a mediação de Talita Raupp, que integra a equipe de previdência da Seguradora.

No início de sua fala, Jung disse que participou como voluntário do grupo que elaborou e implementou o plano de reabertura do Rio Grande do Sul diante da pandemia decorrente da Covid-19. O médico mostrou uma apresentação de como está sendo feito o manejo da pandemia e os estágios dos avanços das pesquisas relativas ao tratamento e a produção de uma vacina eficaz.

“Obviamente que vivemos a pandemia mais séria de saúde pública desde 1918, quando ocorreu a gripe espanhola, devido aos seus impactos na na sociedade, principalmente no setor econômico”, argumentou. “É importante destacar que ainda existem muitas incertezas. E não é nossa idéia apresentar uma verdade absoluta, mas sim mostrar a evidência mais recente, sempre alertando que podem ocorrer alterações a medida que se desenvolva nosso conhecimento sobre a doença”, salientou o médico. 

Letalidade da doença, impacto sócio-econômico das políticas de quarentena, lockdown, distanciamento social na história natural da doença e novos tratamentos foram os tópicos abordados pelo especialista durante o encontro virtual. Ele também apresentou dados comparativos entre países que fizeram o lockdown e os que não fizeram, mostrando que existe uma grande dispersão no resultado relativo a essa medida adotada. “Indo para a base biológica, o fato é que a doença não desaparece durante o período de quarenta. O principal desafio do isolamento de pessoas em uma região é que esse tipo de medida precisa ser mantida até que uma vacina esteja disponível”.

Ao explanar a respeito de um plano de enfrentamento à Covid-19, que permita maximizar a preservação de vidas, a economia e o emprego, o médico também fez referências a importância de higienização adequada, o respeito às regras de distanciamento social e os equipamentos de proteção para os trabalhadores do comércio. “Ainda teremos que conviver com essa doença por algum tempo. Uma vacinação em massa deve demorar pelo menos uns seis meses”.

Ao destacar a baixíssima representatividade no setor de saúde diante do mercado de ações brasileiro, Talita indagou a Ricardo Franca se ele enxerga alguma oportunidade para esse segmento na bolsa de valores. “Existe uma oportunidade boa sim. Acho que em logo prazo essas tendências circulares de crescimento do uso de planos de saúde acessíveis a população sejam a melhor forma de investimento em bolsa de valores”, explicou Franca. “Faz muito tempo que os brasileiros almejam ter um plano de saúde. Agora com a pandemia essa tendência vem aumentando muito mais. Na minha avaliação as empresas terão que ofertar produtos mais em conta, através de maior controle de seus custos dentro da rede”.

Na opinião dos dois convidados a nova realidade vivenciada pela sociedade deverá acelerar algumas tendências que já existiam como as práticas de e-commerce e vídeos conferências. Os dois participantes da live ainda responderam a questionamentos dos internautas.

Na próxima quinta-feira, 25 de junho, o Conversa com Especialista promoverá outro encontro virtual com a economista chefe da Icatu Seguros Victoria Werneck, que abordará o panorama econômico.

Notícias Relacionadas