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Icatu investe forte em tecnologia e na parceria com o Corretor

27.04.2023 - Fonte: CQCS

icatu

Seguiremos com os nossos investimentos em inovação voltados ao aperfeiçoamento dos produtos e serviços, tornando-os ainda mais sofisticados, acessíveis e aderentes às mais diversas demandas do mercado segurador.

A afirmação foi feita pelo vice-presidente Corporativo da Icatu, Alexandre Vilardi, em entrevista ao CQCS, na qual assegurou que a companhia continua atenta às novas parcerias, sempre com um “olhar cuidadoso ao nosso portfólio”, e trazendo melhorias na experiência dos Corretores parceiros. “Lançaremos opções de novos produtos, para empresas e pessoas, implementando coberturas que possam ser utilizadas em vidas e com capitais mais adequados à realidade atual, pensando sempre na combinação de seguro de vida, previdência privada e também capitalização”, anunciou.

Ele acrescentou que a premissa da Icatu é montar uma grade de produtos que se complementam, com opções flexíveis que podem funcionar para diversas fases da vida do cliente. “Certamente teremos grandes novidades ao longo do ano”, adiantou.

O executivo frisou ainda que, nos últimos anos, o mercado tem se mostrado resiliente e com expressivo crescimento, o que traz “uma ótima perspectiva” para 2023. “Na Icatu, por exemplo, em seguro de vida registramos prêmios retidos na ordem de R$ 3,5 bilhões, uma evolução de 16% em relação a 2021, muito impulsionado pelos nossos investimentos na criação de novos produtos e na evolução de todas as nossas ferramentas, que refletem no excelente desempenho da companhia durante todo o ano”, pontuou.

Segundo Vilardi, as perspectivas para 2023 são de avançar ainda mais, buscando crescimento de dois dígitos em todas as linhas de negócios. “Estamos observando um mercado mais maduro e um consumidor cada vez mais interessado em entender e adquirir os produtos de proteção e planejamento financeiro”, comentou.

Nesse contexto, a meta é continuar apoiando “de forma consciente, humana e próxima” os clientes e parceiros para democratizar cada vez mais o acesso a soluções de proteção e planejamento financeiro, “tão fundamentais para a sustentabilidade das famílias, das empresas e do país”.

Ele disse ainda que o desafio das seguradoras em todo o mundo tem sido criar novas experiências e ofertas mais simples e intuitivas, em todos os pontos de contato, proporcionando mais conveniência aos clientes, parceiros e corretores. Nesse aspecto, as tecnologias têm auxiliado muito e a Icatu tem investido fortemente nessa área. “Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de tecnologia, transformação digital, inovação e experiência digital. Em 2022, a companhia reforçou sua estratégia investindo R$ 360 milhões. Para 2023, esperamos investir em torno de R$ 400 milhões. Queremos ampliar cada vez mais nossos produtos, ofertas e serviços, trabalhando para termos uma oferta bastante diversificada de APIs, apoiando nossos parceiros e corretores”, explicou.

Para Vilardi, esses investimentos reforçam o compromisso da companhia com agilidade, flexibilidade, excelência de operação e humanização na oferta de serviços financeiros e torna a Icatu capaz de se adaptar ao negócio do parceiro de forma altamente personalizada e também de melhorar continuamente a jornada dos clientes e corretores.

Especificamente quanto aos corretores, ele declarou que esses parceiros são “o elo na relação com o cliente, estratégicos e muito relevantes para a Icatu”.

Vilardi lembrou que o mercado de seguros e previdência ainda é pouco desenvolvido no Brasil e citou estudo realizado pela Federação Europeia de Seguros e Resseguros, segundo o qual a América Latina concentra apenas 3,1% dos prêmios de seguros. “Diante desse cenário, fica muito latente a oportunidade que se apresenta aos corretores. Para obter sucesso e aproveitar tal oportunidade, o corretor precisa de foco, especialização e inteligência para buscar mercados e segmentos ainda não explorados. Afinal, são eles que estão, diariamente, conversando com o consumidor, orientando, informando, tirando dúvidas sobre os produtos que se adequam melhor ao perfil de cada pessoa ou família. Inclusive, nos baseamos nos feedbacks deles para aprimorar os nossos serviços e produtos”, salientou.

Por fim, o executivo explicou que um dos nossos grandes focos na frente de treinamento tem sido exatamente o de avançar no conceito de lifelong learning, que é o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades que as pessoas experimentam após a educação formal e ao longo de suas vidas. “Nossa proposta de qualificação para os corretores é capacitá-los para gerenciar sua própria aprendizagem em uma variedade de contextos, temas e sensibilizações ao longo de sua jornada, sempre buscando o máximo de humanização nos argumentos, procurando entender, com profundidade, as dores dos clientes, gerando um diagnóstico realista e mais adequado às suas necessidades”, concluiu.

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