Gamificação em força de vendas rende prêmio à Liberty Seguros
30.06.2022 - Fonte: Liberty Seguros
Seguradora foi terceira colocada no Prêmio Cliente SA na categoria "Líder em Campanha Motivacional"
A Liberty Seguros, uma das principais seguradoras do Brasil, conquistou a terceira posição na categoria "Líder em Campanha Motivacional" do Prêmio Cliente S.A. O anúncio dos vencedores ocorreu na última segunda-feira, 27, e a companhia foi reconhecida pelo case "Gamificação da Força de Vendas", no qual utilizou elementos e técnicas de games para auxiliar no incentivo ao uso de ferramentas, métodos comerciais e na construção de uma equipe comercial de alta performance.
Oferecer experiências positivas que alavanquem o digital para todos os públicos, internos e externos, são pilares centrais da estratégia da Liberty. Com isso em mente, a companhia já vinha implementando a gamificação na área comercial, a fim de ajudar na gestão dos corretores parceiros por parte da equipe de vendas e em oportunidades de negócios.
Para desenvolver o projeto, que anteriormente foi reconhecido pelo Efma & Accenture Insurance Awards 2021, a companhia integrou mais elementos do universo dos games nos sistemas e processos, o que auxiliou na conexão com colaboradores e times de força de vendas. Os elementos visuais ajudaram na transformação de tarefas do dia a dia em experiências mais agradáveis e motivadoras, além de serem grandes aliados na disseminação da cultura e de boas práticas da seguradora.
Além de aproximar as equipes no ambiente virtual, a ação teve o objetivo de auxiliar os líderes a atingir metas de vendas e aproximar ainda mais o relacionamento com os corretores por meio da concentração de tarefas e missões personalizadas para diversos times. Como resultado, ao longo do primeiro ano de uso da "Gamificação da Força de Vendas", a Liberty registrou aumento de 300% nas ações de treinamentos e comunicações com os parceiros. Além disso, esse esforço gerou um NPS (Net Promoter Score - metodologia de satisfação) de 80% em 2021, além de um faturamento de R$19 milhões.
"Estamos muito felizes por ter conquistado o bronze no Prêmio Cliente SA, que é referência em gestão de clientes. O foco principal da 'Gamificação da Força de Vendas' foi criar uma estratégia comercial de referência, que promovesse um crescimento sustentável na Liberty, além de organizar as informações de forma divertida e viabilizar a tomada de decisão de forma mais ágil entre as equipes", observa Marcos Machini, VP comercial da Liberty Seguros. "Esse reconhecimento vem para destacar um grande trabalho da Liberty pois, por meio da gamificação, conseguimos reunir todos os atributos que buscamos em um mesmo projeto: uma experiência inovadora e de excelência para a força de vendas da companhia", completa.