Estratégia de crescimento do grupo segurador MAPFRE tem como pilar levar seguros para todos
09.09.2022 - Fonte: Sonho Seguro
Plano está apoiado nas principais linhas de negócios, com foco em Auto e Rural, além dos ramos de Vida e Empresas
O crescimento da MAPFRE no plano estratégico 2022-2024 está apoiado em suas principais linhas de negócio, com foco em Auto e Rural, além dos ramos de Vida e Empresas. “Somos otimistas e temos visto um bom resultado de crescimento este ano no Brasil, possibilitado pela conquista de novos clientes e o reforço nos canais de distribuição, com atenção especial para o relacionamento com o corretor”, afirma Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Seguros.
O executivo acredita em um segundo semestre muito promissor, principalmente no que diz respeito a vida. No primeiro trimestre deste ano, 35% do prêmio arrecadado pelas seguradoras se refere à vida. “Para estarmos ainda mais alinhados às necessidades atuais das pessoas, temos trabalhado nos produtos existentes e estamos desenvolvendo novos, como por exemplo, produtos que possam ser usados em caso de doenças graves e internação, pois existe uma demanda desses produtos no mercado”, conta.
Segundo ele, os três principais produtos de referência são o Multiflex, o vida resgatável Bién Vivir e o produto para PMEs, que protege a vida dos colaboradores de micro e pequenas empresas, além de criar um benefício para o empreendedor, como sorteios para reformas e melhorias na própria empresa. Em seguros rurais, o grupo pretende consolidar seus protagonismo, sempre atentos e flexíveis às necessidades do agronegócio em todo o País. “As análises geográficas de produtividade e de cultura têm permitido que nosso produto se adeque às necessidades do cliente. Produtos para riscos climáticos ou paramétricos já estão em fase de desenvolvimento e finalização”, enumerou.
Nascimento reconhece que os últimos anos foram marcados por situações sem precedentes, como a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo, e circunstâncias adversas, entre elas eventos climáticos e uma guerra, pontos que, inevitavelmente, afetaram a economia global. “Mesmo diante deste cenário desafiador, a MAPFRE se mantém firme em seu modelo de negócio, que é sólido e com objetivos que a impulsionam a um crescimento constante”, comenta. O balanço do primeiro semestre da MAPFRE Brasil em 2022 comprova esse movimento. O crescimento chegou a 40,4% em prêmios emitidos no comparativo com o mesmo período de 2021.
Apesar de um entorno econômico delicado em todo o mundo, o Brasil continua sendo um país foco para nossas operações. A MAPFRE Brasil é a segunda maior operação do grupo no mundo e representa 15% dos negócios da companhia, o que mantém a equipe local otimista em uma recuperação importante e gradual, sobretudo a partir do segundo semestre de 2022. “Totalizamos 2,24 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2022, números alavancados, principalmente, pela evolução dos seguros Rurais, de Vida Risco e os seguros de automóveis, que cresceram 72,4%, 23,4% e 40,9%, respectivamente.
Avaliando o seguro de Vida, por exemplo, 2021 foi o ano com maior impacto da pandemia no setor e em 2022 ainda se nota efeitos nos resultados, embora em menor escala, em função, sobretudo, do avanço da vacinação. Em 2021, as indenizações pagas pela MAPFRE Seguros no Brasil relativas a Covid-19 somaram R$ 451 milhões. “Ressalto, também, que a combinação da pandemia, com o cenário de instabilidade econômica global e os eventos climáticos citados anteriormente tem gerado maior sensibilidade em relação ao risco e, portanto, maior demanda por seguros. Ainda assim, registramos uma recuperação nos últimos meses e esperamos continuar crescendo no país”, considera o executivo.
Nascimento considera que o bom desempenho está também atrelado a diversidade de canais, associada a um grande portfólio de produtos e uma operação com capilaridade geográfica nacional, que permite agregar diferentes meios de atendimento. “Seguimos atentos às necessidades do mercado e aos novos hábitos de consumo dos clientes, sempre considerando os mais diversos perfis de distribuidores, o que tem nos impulsionado mesmo em um contexto de incertezas econômicas”.
Auto e Rural são carteiras estratégicas para a MAPFRE. “Nosso modelo de negócio robusto é capaz de se adaptar a cenários desafiadores, que exigem uma busca obstinada pela excelência técnica e operacional para que possamos ser competitivos. Além disso, seguimos incessantemente em nosso propósito de atender às expectativas de nossos distribuidores e clientes para, assim, continuarmos crescendo de forma rentável”.
Em Automóvel, a seguradora reforçou o autosserviço para o cliente e corretor, permitindo maior agilidade e conveniência no pós-venda e na gestão da carteira. Já em Rural, a companhia segue na liderança considerando as operações como grupo MAPFRE, que inclui a BB Seguros, e o grande desafio na carteira é a negociação com os resseguradores para a manutenção das capacidades em virtude da sinistralidade e impactos das catástrofes climáticas. “Neste ramo, temos uma grande capacidade técnica em nossas equipes, que têm mapeado territórios, produtividade e cultura, nos possibilitando uma oferta mais personalizada do produto para cada perfil”, acrescenta.
Tendo o corretor de seguros como um parceiro estratégico, o grupo tem a ambição de levar o seguro para o maior número de pessoas em todo o Brasil. “Nossa proximidade com mais de 20 mil corretores, assessorias, varejistas e outros canais estratégicos nos permite seguirmos perto dos nossos parceiros e clientes, oferecendo produtos ainda mais alinhados às necessidades do mercado. Esse movimento tem sido visto também nos seguros de vida, um dos focos da MAPFRE, no qual temos trabalhado para lançar produtos preventivos e não apenas que possam ser usados em caso de morte. Um exemplo é o produto resgatável Bién Vivir, que é uma das nossas grandes vitrines, ao unir cobertura de risco com cobertura de sobrevivência”, finaliza o executivo.
A MAPFRE é a maior seguradora da América Latina, segundo ranking recente de MAPFRE Economics. O grupo também é Top 10 entre as maiores seguradoras europeias.