E-mail ou WhatsApp? Qual a melhor forma de comunicação para vender seguros?
06.09.2022 - Fonte: Infocap TI
É inegável que as formas de comunicação estão cada vez mais evoluídas, facilitando a vida de quem quer se comunicar. Hoje, temos várias opções de comunicação para negociar seguros. Desde um direct em alguma rede social até uma ligação, mas os principais e também foco da nossa conversa hoje são: E-mail e WhatsApp. Qual a melhor forma de negociar seguros?
Sem dúvidas, a comunicação por e-mail é mais formal e, por isso, pode transmitir uma impressão de seriedade na negociação, além de permitir o envio para mais de um destinatário ao mesmo tempo. Porém leve em conta o tempo que cada conversa levará.
Já o WhatsApp é uma forma de comunicação informal, direta e para muitos, mais íntima, já que os envolvidos podem na maioria dos casos saber quando o outro lado recebeu, visualizou ou está online, por exemplo. Além disso, é muito fácil enviar um áudio ao invés de digitar uma mensagem mais detalhada sobre um assunto tão complexo quanto seguro.
Mas qual é o melhor?
Nem sempre a comunicação informal é a melhor opção, por exemplo: No envio de um orçamento para um seguro empresarial, o caminho da formalidade utilizando inclusive formas de tratamento mais respeitosas, como Senhor(a), Prezado(a), etc.
Já em uma negociação mais pessoal, como um seguro automóvel por exemplo, para pessoa física, é comum e até indicado utilizarmos o WhatsApp para troca de informações, uma vez que a negociação é diretamente com o segurado e a contratação ocorre de forma mais rápida e fluida, sem grandes burocracias.
Mas olha isso: Segundo a revista Valor Investe, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Então, talvez adotar uma postura mais formal pode aliar a rapidez do WhatsApp a formalidade do E-mail.
Sendo assim, qual a melhor forma de comunicação para negociar seguros? A resposta é: Só você sabe. Cada cliente, situação e negociação tem suas próprias particularidades, somente você conhece seu cliente e isso pode ser um diferencial na hora de disputar uma renovação com algum concorrente, por isso a dica é: Esteja presente onde seu cliente prefere ser atendido, seja via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação.
Para todos os casos, nossas ferramentas estão preparadas para estar onde seu cliente está, seja enviando um orçamento pelo Multi ou a proposta para assinatura digital pelo Corp, você tem a opção de enviar por e-mail, WhatsApp ou gerar um link para enviar por qualquer outro canal.