Diálogos e Reflexões marcam o Primeiro Encontro Literário na livraria Gato Preto
01.04.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho
A Livraria e Coisas “Gato Preto” e o Clube do Livro KOR realizaram o primeiro Encontro Literário no final da tarde quarta-feira, 27 de março, na sede da Gato Preto, em Porto Alegre (RS). A atividade reuniu escritores e pessoas com grande envolvimento pelo ato de ler, proporcionando a leitura de trechos de livros, poesias, prosas e preciosas reflexões sobre os livros, seus conteúdos e sua importância para a sociedade.
O encontro contou com a presença do corretor de seguros e sócio-fundador da KOR Corretora, Breno Kor, idealizador do Clube do Livro KOR e das proprietárias da livraria, Aline Spiller e Vivian Turk. Com o propósito de estimular o diálogo, o debate e a troca de informações referentes sobre livros, leitura e literatura, o evento proporcionou a participação de todos os convidados. Coube à Aline conduzir a intermediação dos diálogos, com perguntas, questionamentos e comentários reflexivos. Definindo-se como um grande apaixonado pela leitura, Breno apresentou um pensamento reflexivo de muito significativo para a sociedade. “O poder de um livro está na empatia de ouvir a história dos outros. Já que vivemos em uma época comanda pela tecnologia, conflitos ideológicos, política e corrupção, que arma nos restam além da arte e da beleza das palavras?”, questionou Breno.
As escritoras Eloisa Dalila Oliveira, a “Negra Dalila”, e Terezinha Lucero de Carli explanaram sobre livros de sua autoria, inclusive realizando a leitura de alguns trechos das obras. “Negra Dalila” fez comentários sobre sua trajetória pessoal para contextualizar aspectos que contribuíram na escrita de seu livro “Reinvente-se! Poesias Pós Pandemia!”, publicado pela Editora Somar. A escritora Terezinha falou a respeito de sua trajetória na composição de seu romance intitulado “Aurora do Silêncio”. Muito atento aos diálogos e relatos dos participantes, o sócio diretor do Seguro Gaúcho, Luiz Fellipe Paradeda, marcou presença.
Devido à relação próxima com as sócias fundadoras da Livraria e Coisas Gato Preto e a possibilidade de conversar com pessoas que também compartilham suas paixões literárias, Breno Kor demonstrou grande empolgação. “Tenho um amor pela leitura e acho bem gratificante compartilhar informações e indicações de livros, além de comentários sobre obras lidas”, disse.
Umas das proprietárias do estabelecimento que promoveu o encontro, Aline Spiller, também estava bastante empolgada. “Nosso objetivo é reunir gente de lê, pensa fora da caixa e deseja fazer a diferença no mundo em que vivemos. Essa atividade foi muito gratificante e queremos realizar novos encontros a cada 15 dias”, informou Aline.
Clube do Livro
A iniciativa de criar o Clube do Livro KOR faz parte de um projeto cultural que tem por objetivo fortalecer a presença da KOR Corretora, demonstrando a responsabilidade social e o compromisso com a comunidade onde atua. Com mais de 45 anos de atuação no setor de seguros, o sócio-dirigente da empresa, Breno Kor, possui bagagem suficiente para estabelecer uma relação entre o setor de seguros e o ato de ler. “A leitura também é uma forma de proteção assim como o seguro, pois traz benefícios à saúde mental”, ressalta Breno.
Gato Preto
A Livraria e Coisas Gato Preto apresenta caráter artesanal e seu foco está na pessoalidade, pois na concepção de suas proprietárias a compra de livros e adereços envolve um diálogo que vai muito além da simples operação comercial de débito e crédito.
Para Aline e Vivian, a experiência literária no Brasil vem perdendo a pessoalidade e diante dessa realidade, elas criaram o espaço com o propósito de enriquecer a experiência de comercialização de livros. A proposta do espaço é dialogar com os compradores, apresentando e indicando obras, compartilhando informações, debatendo e aprendendo com os visitantes.
Em pleno funcionamento há quatro meses, a Gato Preto está localizada na Av. Coronel Marcos, 2353 - loja 17, no bairro Ipanema, em Porto Alegre (RS).
Clique na imagem para ampliar