Dia das Mães SG: Adriana Menezes
23.05.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
O Dia das Mães é uma data especial que tem o propósito de exaltar e enaltecer as mulheres que foram agraciadas com a maternidade. Durante o mês de maio o Seguro Gaúcho está apresentando perfis femininos de pessoas que atuam no mercado segurador e são mães. Confira a seguir a história da Superintendente de Tecnologia da Informação (TI) da Generali Brasil, Adriana Menezes.
Graduada em Matemática com especialização em TI e MBA. Adriana é responsável pela estratégia de TI da Seguradora e por uma equipe multidisciplinar da área, o que inclui projetos, infra-estrutura, arquitetura, suporte e segurança da informação. Atuando no mercado de trabalho desde 1986, ela está no setor de seguros há 7 anos de 6 meses, quando ingressou na General Brasil.
Conciliar as atividades profissionais do mundo corporativo com a maternidade nunca foi uma tarefa fácil para Adriana que é mãe de um casal de filhos: Breno, de 26 anos e Beatriz, de 21 anos. As constantes viagens deixavam-na longe dos filhos. “Sempre foi um desafio ser mãe e executiva. Durante grande parte da minha carreira, passei por empresas de consultoria em Tecnologia da Informação em que eu viajava com freqüência. Dormia pouco, trabalhava muito e ainda arranjava tempo para fazer cursos e aprimorar os conhecimentos”, relembra. A executiva precisou de muita organização e controle para conseguir resolver e direcionar as atividades familiares e domésticas à distância. Mas nesses momentos ela contou com o auxílio decisivo da família: “tive a sorte de poder contar com o apoio de minha mãe, minha sogra e de meu marido para obter o equilíbrio emocional necessário para lidar com as ausências. Aprendi a dar valor ao tempo dedicado para os filhos e à família”.
Na opinião de Adriana a maternidade trouxe ensinamentos e aprendizados bastante significativos tanto em nível pessoal como profissional, pois foi a partir do momento que se tornou mãe que ela passou a entender que a vida muda repentinamente. “Temos que estar preparadas para inverter nosso senso de prioridades, pois de uma hora para a outra passamos a ter um pequeno ser que depende de nós para tudo, e que agora nada é mais importante do que isso. No entanto, a atuação profissional deve prosseguir e isso acaba te forçando a ser capaz de reinventar o tempo todo, pensar alternativas para todas as questões que surgem como uma emergência médica. E isso, de certa forma, me ensinou a gerir melhor meu tempo e a entender as dificuldades das pessoas que trabalhavam comigo fazendo com que elas se sentissem apoiadas e acolhidas”, argumenta a executiva da Generali.
Nos momentos de folga, quando tem oportunidade de estar ao lado dos filhos, Adriana gosta de viajar com eles, jogar tabuleiro, ver filmes e preparar refeições em família: “o tempo que passamos juntos é muito precioso”. Para ela, existem muitas definições do que é ser mãe, mas o significado que melhor traduz seu sentimento se resume a duas palavras: “amor incondicional. É total emoção. Tudo pode mudar em 5 minutos. Toda mãe deve estar sempre alerta para tentar prever o futuro e proteger seu filho”.