De estagiária à advogada: a trajetória de Marcele Veloso no escritório C.Josias e Ferrer
23.02.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
O C.Josias & Ferrer Advogados Associados possui tradição, prestigio e pleno reconhecimento no direito securitário. O êxito do escritório está diretamente relacionado ao trabalho contínuo e qualificado de profissionais que atuam em diferentes setores, como é o caso de Marcele Veloso.
Quando Marcele começou seu estágio no C.Josias & Ferrer, há quase seis anos, ela não poderia imaginar que a empresa se tornaria uma parte significativa de sua trajetória profissional. “Até aquele momento eu não havia atuado na área de direito securitário. O escritório abriu as portas para mim num momento em que é difícil de conseguir estágio, poisfaltavam apenas 3 meses pra eu concluir a graduação. Tive e ainda tenho a sorte de trabalhar com gestores que possuem vasta experiência no mercado e conhecimento jurídico. Isso me proporciona atuar com uma equipe de advogados comprometidos, implicando diretamente no sucesso do escritório” argumenta.
Atualmente a advogada atua no atendimento aos processos de valores elevados, bem como realiza as revisões de peças processuais elaboradas pelos colegas, além ser responsável por para atender as ações de uma seguradora específica.
Inserido em um mercado que cresce continuamente e que atualmente é responsável por cerca de 6% do PIB nacional, o direito securitário constitui-se em uma área de atuação abrangente com diversas oportunidades, na avaliação de Marcele. “Com as evoluções legislativas, como LGPD, e as inovações tecnológicas, o mercado de seguros foi levado a experimentar grandes desafios, impulsionando as seguradoras a adequar suas diretrizes, além de estimular a oferta de seguros que atendam melhor às necessidades do público”.
Embora a jovem advogada ainda tenha um caminho longo a percorrer ela já vivenciou fatos que foram verdadeiras lições, constituindo-se em significativos aprendizados profissionais. “Trabalhei num processo de uma comarca do interior do RS onde o cartório fez um andamento equivocado (AR juntado sem a devida informação), o que colocou em risco nossa cliente. Viajei até a comarca para dialogar com o juiz ou seu assessor. No fim das contas, o juiz reconheceu o erro do cartório, a seguradora não foi prejudicada e o processo segue com seus desdobramentos. Compreendi a importância de um olhar diferenciado no processo, sempre buscando a melhor alternativa para o cliente”.
Para Marcele o direito securitário apresenta a cada dia um novo desafio e faz com que os profissionais que atuam no segmento estejam sempre atentos às novidades legislativas e jurisprudenciais. Para a advogada eles também necessitam ter aptidão para lidarem com os processos que não apresentam uma solução imediata: “essa situação gera certo desgaste. No entanto, essa capacidade de articular uma solução que favoreça o enfrentamento daquela lide nos torna mais capazes para desafios iguais ou para desafios ainda maiores. Sempre que surgir adversidades, a melhor forma de lidar é enfrentando-as”.
Além de galgar novas posições dentro do C.Josias & Ferrer para ter a oportunidade de trabalhar em outras e contribuir ainda mais para o êxito do escritório, Marcele almeja a busca contínua pelo conhecimento. “Dessa maneira poderei escolher as melhores alternativas e obter aprendizados e experiências para as decisões futuras. Quero sempre evoluir, tanto em nível pessoal como profissional”, concluiu.
Saiba mais
Graduada em Direito pela Fadergs, Marcele já concluiu duas pós-graduações, ambas na Faculdade Verbo Jurídico: Direito Processual Civil e Direito Securitário com ênfase em Contratos de Seguros e Gestão de Riscos