Crise é oportunidade para o corretor se reinventar
19.10.2016 - Fonte: Seguro Gaúcho
Em momentos de retração na economia, é fundamental que profissionais de diversos setores busquem novas oportunidades de crescimento. No mercado de seguros, não é diferente: a estratégia para escapar dos efeitos da instabilidade econômica cabe sob medida aos corretores que pretendem alavancar seus negócios.
Nesse contexto, o diretor Comercial da MetLife na região Sul, João Levandowski, sugere que o profissional mude sua abordagem quando for conversar com empresários, especialmente os empreendedores e donos das pequenas e médias empresas (PMEs). "É importante mostrar ao empresário que a contratação de seguros também traz benefícios para ele, não apenas para os funcionários. Nessa nova abordagem, o corretor pode lembrar que o seguro é uma garantia de estabilidade também para o empregador, por exemplo, sempre tendo sensibilidade para as necessidades dos clientes", aconselha o executivo, em entrevista exclusiva para o Seguro Gaúcho. Para ele, é indispensável alertar o empresário que na maioria das vezes a convenção coletiva dos Sindicatos estabelece a contratação de seguros de vida, entre outros benefícios, como obrigatória. Levandowski destaca ainda que este é o momento certo para apostar no potencial do segmento formado por PMEs, que tem se destacado na contratação de seguros. João Levandowski observa que 98% das empresas brasileiras são de pequeno ou médio porte e que boa parte apenas recentemente passou a contratar seguros. Assim ele, aponta esse nicho de mercado como um dos mais promissores para o corretor atuar. Outro segmento que continua crescendo é o de produtos individuais. "Esse nicho mostra muita força e tende a se desenvolver anda mais", salienta. Ele acentua que a MetLife tem alguns bons motivos para comemorar 2016, pois o ano tem sido relevante especialmente no que se refere ao relacionamento com os corretores de seguros, para quem a companhia vem oferecendo muitas novidades em termos de treinamentos, produtos e tecnologias voltadas para apoiar o crescimento dos parceiros. Além disso, a companhia investiu forte na formação de uma equipe comercial muito bem preparada para atender aos corretores da região Sul, visitando e treinando os parceiros sempre que necessário. "Está fazendo sucesso o treinamento sobre técnicas de vendas, que indica como abordar o cliente, como identificar oportunidades na carteira, como falar com o segurado. Não tratamos especificamente sobre nossos produtos nesse treinamento, que é muito produtivo e tem tido grande repercussão", conclui. Por fim, ele deixa como mensagem para o corretor de seguros que a MetLife está "de portas sempre abertas para receber novos parceiros" e que vem preparando continuamente novidades para os corretores, como o novo portal de cotação, que reduziu pela metade o tempo de resposta, além de outros novos serviços.