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Corretores de seguros continuam inestimáveis

01.02.2023 - Fonte: Insurtalks

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De acordo com a LIMRA, quase 90% do mercado de seguros de vida ainda é vendido por corretores de seguros, em comparação com apenas 6% vendidos diretamente ao consumidor (DTC). No início da pandemia, plataformas de operadoras digitais e portais da web foram amplamente atualizados e aceitos pela indústria. Mas a ascensão da insurtech não significa a queda dos corretores de seguros. As insurtechs entendem a importância de alavancar ferramentas digitais para capacitar os corretores de seguros a manter o toque humano.

O papel integral do corretor

Antes da pandemia, os corretores tradicionalmente encontravam os consumidores cara a cara ou trabalhavam por meio de um modelo de call center em que os consumidores interessados conversavam individualmente com os corretores sobre produtos e serviços antes de passar por um processo de pré-seleção de segurabilidade. Os corretores então ofereciam aos consumidores o(s) melhor(es) produto(s) de seu portfólio.

Durante os últimos três anos, nossa indústria testemunhou várias disrupções nesse modelo. A pandemia inegavelmente acelerou a inovação com um impulso em direção à digitalização e produtos inovadores. Essas plataformas com recursos sofisticados de TI e análise já existentes se beneficiaram imediatamente.

Embora a pandemia tenha impactado os papéis dos corretores, eles não mudaram completamente. A experiência dos corretores continua a ser essencial para o sucesso geral. A relação entre um corretor e o cliente sempre foi importante e isso continua sendo verdade. O seguro de vida é uma decisão muito pessoal e muitos consumidores podem achar o processo complicado ou confuso. A mão orientadora de um corretor, fornecendo conselhos e conselhos, costuma ser bem vista por muitos consumidores.

Qualquer hora qualquer lugar

O que mudou nesses últimos anos é a forma como os corretores interagem e se comunicam com os consumidores. Vendo possibilidades incomparáveis, os independentes da insurtech rapidamente investiram e encontraram parceiros que ofereciam uma experiência digital dupla face. Os corretores mudaram rapidamente, vendendo e aceitando inscrições por telefone, atualizando inicialmente o processo burocrático tradicional.

Outros corretores mudaram de forma mais radical: eles alavancaram com sucesso a tecnologia para fazer seu trabalho melhor, acessando produtos de seguro de vida subscritos digitalmente enquanto se conectavam com os consumidores por meio de vários canais, como painéis de sites, portais e Zoom. Esse pivô repentino nunca teria sido possível até cinco anos atrás. A computação baseada em nuvem criou essas oportunidades incomparáveis no ecossistema de seguros. Nosso setor agora desfruta de integração perfeita de vendas, inscrição on-line, suporte e aconselhamento em tempo real e envolvimento interativo durante as jornadas do cliente.

Como uma abordagem multicanal melhora a experiência do corretor de seguros de vida

  • Experiência de pagamento aprimorada e tempo de ciclo de viagem reduzido.

Ao investir mais dinheiro em processamento direto e usar IA e aprendizado de máquina para permitir subscrição em tempo real, emissão instantânea de apólices, sinistros e outras funções de back-office, as insurtechs podem aprimorar continuamente a jornada do consumidor com pouca ou nenhuma intervenção manual. Os corretores podem emitir apólices em minutos e ter sua comissão depositada em 24 horas , uma vitória para todos.

  • Promoção de opções de autoatendimento

As insurtechs receberam o chamado à ação para criar opções de autoatendimento nas quais os consumidores possam avançar sem a assistência do corretor. Não é nenhum segredo que muitos consumidores sabem o que querem. Eles se sentem confortáveis em passar de forma independente pela jornada de autoatendimento. Outros consumidores iniciam o processo online, mas têm dúvidas que requerem intervenção e orientação do corretor. Construir uma opção de call center — mesmo na era digital — torna-se essencial para ajudar os consumidores incapazes de navegar pelo caminho do autoatendimento. Por exemplo, por meio dessa abordagem multicanal, os corretores podem usar um portal de assistência ao corretor para atender o consumidor onde ele está no processo de inscrição, acessando seu perfil no portal para entender melhor e abordar questões individuais.

Os líderes de insurtech devem entender a forma como os consumidores se relacionam com sua organização e como desejam comprar um seguro de vida. Permanecer no mercado nos próximos cinco anos requer a capacidade de atender clientes em diferentes canais e meios de engajamento, uma capacidade que também permite uma taxa de conversão mais alta para o funil em geral. Uma maneira pela qual essa diferença pode ser alcançada é adotando uma abordagem omnichannel para atender os clientes que capacita os corretores a melhorar a experiência geral do consumidor.

De fato, apesar da mudança para o digital, a pesquisa continua mostrando que as pessoas ainda dependem da experiência dos corretores ao comprar seguros de vida. No ecossistema de seguros, os corretores continuam sendo especialistas inestimáveis no assunto, que continuam a ajudar os consumidores a entender melhor os produtos, criar estratégias e atingir seus objetivos de proteção finais.

Esta peça é do diretor de receita da Afficiency, Jim Reboin, diretor de receita da Afficiency, uma insurtech que está transformando o processo de compra de seguro de vida de ponta a ponta, alavancando a tecnologia e criando produtos digitais de ponta. Ele constrói um caso para o agente de seguros, com o toque humano fazendo uma diferença que a IA nunca pode igualar.

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