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Corretor: o coração e a alma do negócio de seguros

11.01.2024 - Fonte: Seguro Nova Digital

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Diretor Comercial e Digital da MetLife, Bruno Ciolli falou sobre a importância do corretor no mercado em entrevista para a 39ª edição da revista digital

O desenvolvimento da tecnologia criou desafios e avanços para todas as profissões. Na corretagem de seguros, o tradicional corretor pastinha batia de porta em porta para vender os produtos de proteção. Agora, boa parte deles está na internet, divulgando-se, relacionando-se e, por vezes, conquistando a confiança do segurado sem nunca ter se encontrado pessoalmente com ele.

Para que esse atendimento se torne cada vez mais humano, o corretor conta com o apoio das seguradoras. As companhias, por sua vez, trabalham para facilitar o cotidiano do seu principal canal de distribuição. É o caso da MetLife, por exemplo. Com mais de 150 anos de história no mundo, a empresa avalia que apoiou e apoia esses profissionais durante os seus 25 anos de atuação no Brasil.

Seguro Nova Digital – A MetLife é uma das principais seguradoras do país e preza pela distribuição dos seus produtos via corretor. Conte como é esse relacionamento.

Bruno Ciolli – A MetLife tem uma história de mais de 150 anos no mundo e quase 25 anos de Brasil. Desde sua origem, a parceria com corretores é fundamental para o nosso negócio. Estamos sempre trabalhando para oferecer produtos e serviços que apoiem esses profissionais na gestão de sua carteira.

SND – Qual é o perfil do corretor que trabalha com a companhia?

BC – Temos diversos perfis de corretores de todos os portes que trabalham em parceria com filiais e executivos espalhados pelo Brasil inteiro. Desde pequenas corretoras familiares até as gigantes do mercado.

SND – Como você avalia a importância desse profissional na distribuição de seguros?

BC – Os corretores parceiros são o coração e a alma do negócio de seguros. Eles são responsáveis por entender o perfil de cada cliente, sendo o elo entre o segurado e a seguradora. Este profissional nos ajuda a entender a necessidade do cliente, auxiliando na missão de oferecer a melhor forma de proteção aos clientes, aquela que se encaixa na realidade de cada um. Além, é claro, de serem os responsáveis por abrir os olhos de muitos que não conseguem enxergar as imprevisibilidades que o futuro pode trazer.

SND – De que maneira você definiria o nível de relacionamento da seguradora com os corretores parceiros?

BC – Nós buscamos ter um relacionamento bem próximo com os nossos corretores parceiros para que possamos incentivá-los e apoiá-los a crescer cada vez mais. Temos executivos de vendas dedicados para auxiliá-los com qualquer necessidade para a evolução dos negócios, oferecemos treinamentos exclusivos de produtos e vendas, desenvolvemos ferramentas e damos suporte para a aceleração dos negócios. Outra ação importante para o relacionamento são as campanhas de incentivo, momento em que os corretores têm a oportunidade de trocar experiências com nossos diretores e líderes do negócio, além de interagir com outros parceiros.

SND – O mercado de seguros está mudando e os corretores se adequam cada vez mais ao ambiente digital. Como a companhia ajuda os profissionais nesse processo?

BC – A MetLife é uma empresa antenada às novidades do mercado e que procura oferecer as melhores práticas e ferramentas de trabalho para que os corretores cheguem aos seus objetivos com rapidez. Além de treinamentos constantes, continuamente modernizamos nossas plataformas, apps e portais para que ele possa oferecer ao seu cliente a melhor experiência digital. Oferecemos um processo de underwriting 100% digital, um cotador online integrado com o que o corretor pode precisar e um portal com todas as informações para acompanhamento do processo de sinistros, entre tantas outras.

SND – Conte como ferramentas digitais da MetLife impactam o negócio.

BC – Nos últimos anos, implantamos inovações importantes para facilitar a vida do corretor, tornando sua interação com a MetLife mais rápida e simples. Alguns exemplos são o nosso cotador que é simples e intuitivo, um dashboard do corretor, que é uma ferramenta que permite fazer toda a gestão do seu negócio de forma rápida e simples, como a geração de uma cotação, por exemplo, em até dois minutos. Por fim, vale destacar os incentivos, uma vez que realizamos muitas campanhas ao longo do ano.

SND – O número de abertura de empresas no Brasil cresce anualmente. O seguro de vida é um importante investimento para reter colaboradores. Qual é o potencial que a companhia estima especificamente neste setor?

BC – O mercado de trabalho é muito competitivo e sabemos que, cada vez mais, os benefícios ajudam a reter os talentos. O seguro é um produto que não só protege o colaborador, mas que é visto como essencial por ele, no caso de um imprevisto financeiro que possa impactar a sua vida e a da sua família. Acreditamos muito neste potencial e por isso investimos continuamente em soluções, coberturas e assistências que possam ser aquilo que o cliente deseja. Outro ponto importante é o benefício agregado na contratação; nos seguros de vida empresariais, por exemplo, oferecemos o Einstein Conecta e diversas coberturas customizadas e serviços que são vistos como diferencial para o segurado. Como já temos produtos de referência no mercado para grandes empresas, agora, queremos trabalhar ainda mais para oferecer um seguro que ofereça ainda mais proteção para todos os tipos de empresas.

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