>

Conexão Futuro Seguro: Tecnologia impacta nos preços do seguro

17.10.2022 - Fonte: CQCS

businessman-pointing-digital-icons-car-travel-family-life-house-and-finance-1024x754

Os avanços tecnológicos trouxeram menos atritos e mais transparência no relacionamento com os clientes e causou uma deflação de preços em diferentes segmentos. A gente pode esperar isso também no mercado de seguros. A afirmação foi feita pelo consultor Samy Hazan, palestrante convidado da primeira etapa do ciclo de eventos “Conexão Futuro Seguro”, que a Fenacor promoveu nesta quinta-feira (13 de outubro). O ciclo tem o foco direcionado para a inovação e a capacitação do Corretor de Seguros. Nesta etapa inicial o tema em debate foi “A tecnologia como Infraestrutura para o Corretor na Comercialização de Seguros”.

Segundo Hazan, o mundo vive a quarta revolução industrial e é fundamental o Corretor de Seguros ficar atento sobre as novas demandas dos consumidores e se adaptar às mudanças, especialmente as tecnológicas. “Sobreviverá quem melhor se adaptar às mudanças”, assinalou, citando o naturalista Charles Darwin.

Ele pontuou ainda que a nova realidade, em que as pessoas mudaram seu comportamento, utilizando a tecnologia para pedir comida, transporte ou comprar passagens aéreas, entre outras ações, já chegou ao mercado de seguros. “O consumidor é movido pela experiência de busca. Antes de procurar o Corretor de Seguros, ele faz uma pesquisa no Google. E exige ser atendido 24 horas por dia, não apenas no horário comercial”, alertou.

Hazan ressalvou também que a pandemia acelerou as mudanças e tendências e as pessoas estão mais exigentes, conectadas em vários canais e querem soluções instantâneas e rápidas. “No mercado de seguros, o ecossistema também mudou e é, agora, muito mais amplo, incluindo plataformas, APIs, o Open Insurance, a Inteligência Artificial, os Riscos Cibernéticos, seguros paramétricos. Então, o Corretor de Seguros deve adotar nova forma de pensar os negócios”, sugeriu o consultor, para quem uma boa alternativa para o Corretor é fazer parcerias com as Insurtechs.
Samy Hazan também é professor da Escola de Negócios e Seguros (ENS), uma das patrocinadoras do evento e que lançou nesta primeira etapa o programa “Corretor Educação Segura”, apresentado pelo diretor geral da instituição, Tarcísio Godoy.

O ciclo tem como apresentador o 2º vice-presidente Financeiro da Fenacor, Érico Melo Nery. A etapa desta quinta-feira foi aberta pelo presidente da Federação, Armando Vergilio, que destacou o cuidado e o zelo da entidade na organização dessa terceira edição do “Conexão Futuro Seguro”. Segundo ele, esse é “um evento de conhecimento, atualização profissional, oportunidades de negócios, capacitação e atualização”, debatendo assuntos “de alta relevância” para o Corretor de Seguros.

Já no final do evento, foi realizado um bate-papo, mediado pelo vice-presidente de Tecnologia e Inovação, Leonardo Elias, que contou com as participações do CEO da MAG Seguros, Helder Molina, e o Diretor executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine Seguradora, Adilson Lavrador.

Molina enfatizou a importância dos Corretores de Seguros neste novo momento do mercado, salientando que a categoria “tem tudo nas mãos para transformar o mercado de seguros no Brasil”. Ele acrescentou que nada substitui o Corretor de Seguros, especialmente em modalidades como o seguro de vida. “Ninguém acorda com vontade de comprar um seguro de vida. É preciso despertar essa necessidade, é necessário o fator humano. O que devemos fazer é dar ferramentas para ele ser o Corretor tecnológico que o setor precisa”, frisou.

Já Lavrador observou que o Corretor de Seguros deve explorar todas as redes sociais e todos os canais de comunicação para se aproximar dos clientes e contar com as ferramentas e soluções oferecidas pelas seguradoras dentro do mundo digital para explorar melhor o mercado. “A Tokio Marine tem muitas dessas ferramentas disponíveis para os seus parceiros”, comentou.

Etapas

Além de ter acesso às melhores ferramentas, dicas e orientações sobre qualificação, aperfeiçoamento profissional, conhecimento, conteúdo e oportunidades de negócios, para que possa estar atualizado e contextualizado neste novo cenário, o Corretor de Seguros inscrito em cada etapa do ciclo concorre a notebooks e a uma viagem para o Rio de Janeiro, para assistir o evento de encerramento, no qual será sorteado um carro zero km entre os presentes e aqueles que estiverem assistindo por meio remoto.

Na última sexta-feira (14), foi aberta a inscrição para a segunda etapa, marcada para 27 de outubro, que vai discutir o tema “Produtos Financeiros que podem potencializar as vendas dos Corretores”. A participação pode ser confirmada no site do evento, clicando aqui.

No total, serão quatro etapas nacionais e virtuais, cada uma com temática específica, e um grande evento de encerramento, no formato híbrido, no dia 1º de dezembro.

Todos os temas tratados em cada etapa estarão intrinsecamente interligados e serão “preparatórios” para a grande novidade que será anunciada na etapa final.

Notícias Relacionadas